10 eventos incontrolaveis da natureza
1 – Com o suposto aumento das temperaturas globais e poluições desenfreadas no nosso planeta, “O Permafrost que é um tipo de solo existente na região do Ártico” segundo teorias existentes sugere a sua etimologia “o estudo da origem histórica das palavras”, geleiras começam a derreter e com isso libera progressivamente os gases que estavam neutralizados. O problema é que além dos efeitos climáticos e segundo a teoria existente, o degelo do “Permafrost”, libera bactérias e vírus congelados a milhares e anos que podem representar uma ameaça para a saúde terrestre. (Existe um filme (Predador) que mostra a liberação de um aliem. ?????
2 – O furacão é constituído por ventos em rotatividades e que se deslocam em velocidades extremas e são consideradas tempestades topicais. Normalmente se formam nos oceanos em regiões. São formados por altos níveis de umidade. Furacões são identificados pelos ventos superiores a 120 km/h e apresentam um altíssimo poder de destruição. A maioria dos furacões já registrados no planeta ocorreram na costa leste dos EUA.
3 – O termo vulcão de lama ou domo de lama é usado para se referir às estruturas vulcânicas criadas pela ejeção de gases, líquidos e lama, geralmente em áreas mais frias; portanto, não são magmáticos. Os vulcões de lama possuem tamanhos que vão de alguns centímetros de altura até 700 metros e diâmetros de até 10 km. O maior vulcão de lama do mundo é o Lusi, localizado na Indonésia. Cerca de 86% dos gases emitidos é metano, e em menor quantidade o gás carbônico, nitrogênio e hélio. Outros fluidos são água salgada, por vezes bromo-iódica, lama e hidrocarbonetos (petróleo). Os vulcões de lama podem estar ligados, em grandes profundidades, com sistemas hidrotermais nos quais a água ocorre em estado supercrítico. Nessa condição as moléculas de água perdem o caráter polar e podem carrear sais. Hidrocarbonetos gasosos como metano, hélio e também hidrocarbonetos líquidos como petróleo podem migrar para as regiões com vulcões de lama.
4 – os deslizamentos de terra são um tipo de movimento de massa e caracterizados pelo escorregamento de trechos de solo, pedaços de rocha e outros detritos ao longo de uma encosta de serra, morro ou montanha. Eles são causados por fatores naturais, a grande umidade pelas constantes e fortes chuvas que combinando com as características de formação do solo e seu relevo, podem se desprender. Também por fatores antrópicos, fatores antrópicos (Resultantes das atividades humanas que exercem influência sobre o meio ambiente), como: desmatamentos, péssimas construções em áreas irregulares , lixo, etc… Os deslizamentos de terra implicam grandes perdas materiais e consequências graves para a população, como a destruição de suas residências, ferimentos e mortes” – Veja mais sobre “Deslizamento de terra” em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/deslizamentos-encostas.htm
5 – Vulcão é uma estrutura geológica em terra ou no mar, por onde extravasa magma, uma massa de rocha fundida de alta temperatura, constituída em grande parte de silicatos, misturados com vapor de água e gás. Essa estrutura comunica-se com uma câmara subterrânea profunda, onde o magma fica armazenado, a câmara magmática.
6 – A aurora boreal é um fenômeno caracterizado pela formação de luzes coloridas no céu. A ocorrência desse fenômeno está ligada à interação entre os ventos solares e elementos químicos, especialmente na camada da atmosfera chamada de termosfera. A aurora boreal ocorre somente no Hemisfério Norte do planeta. Já a aurora austral ocorre em localidades do extremo sul do Hemisfério Sul. A aurora boreal acontece devido à interação química entre os ventos solares e os gases atmosféricos presentes na termosfera. Possui características bastante diversificadas em termos de luz e formato devido às diferentes interações químicas que ocorrem na atmosfera durante a sua formação. Ocorre em localidades dos Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. O fenômeno da aurora recebe o nome de aurora austral se ocorre em localidades situadas no extremo sul do Hemisfério Sul do planeta Terra. O Brasil está localizado em uma zona de baixa e média latitude, logo não é possível visualizar a ocorrência da aurora boreal no país.
Fonte: Internet
No Comments