TROCANDO EM MIÚDOS COM DÉBORA FAJARDO – AÇÚCAR FAZ MAL?
TROCANDO EM MIÚDOS – Açúcar faz mal? O tema de hoje é uma pergunta: O AÇÚCAR FAZ MAL? Quanto mais cedo você souber os efeitos do açúcar no seu organismo, melhor para a sua saúde.
Na década de 1970, um pesquisador norte-americano chamado Willian Dufty, escreveu um livro cujo título é SUGAR BLUES. Nesse livro ele revela séculos de histórias secretas a respeito do açúcar. Fala das tradições alimentares dos antigos, e dos conceitos científicos – que estão sempre mudando. Esse estudo mostra as características de uma das drogas mais consumidas e mais terríveis para o corpo humano, em toda a história da humanidade. Essa droga é o açúcar. O prazer e o dulçor que ele traz à boca escondem o fel de todo os males que pode provocar no organismo. Willian Dufty partiu da sua própria experiência para iniciar seus estudos sobre o açúcar. Ele era um viciado em doces desde pequeno, como a maioria dos meninos norte-americanos do seu tempo. Já na adolescência, ele sofria com vários problemas de pele, agitação, alergias, gripes e outros sintomas. E médico algum conseguia curar. Quando ele virou adulto os problemas pioraram. E agora ele tinha ainda sobrepeso, distúrbios de sono e de cognição. Um dia ele foi convocado para ir à guerra. E na guerra não tinha açúcar para comer. De uma forma surpreendente, todos os sintomas que ele sentia desde pequeno foram desaparecendo. Ele perdeu peso, sua pele ficou lisa e os sintomas de gripes e outros incômodos sumiram.
Quando ele voltou da guerra, passou a consumir açúcar como antes, comendo doces de forma compulsiva. Em três semanas todos os antigos sintomas que tinham sumido, voltaram. Ele percebeu que havia algo errado e resolveu investigar sobre o tema. O que ele conta no livro SUGAR BLUES é assustador e revelador. Mas já podemos adiantar algumas coisas. O açúcar é o resultado do múltiplo processamento químico do suco da cana-de-açúcar. Nesse processo químico, eles removem todas as fibras e proteínas – que representam 90% da planta. E o que sobra? Em termos de nutrientes, não sobra nada. O que sobra é a sacarose refinada, que não tem nenhum benefício ao organismo humano. Pelo contrário, faz muito mal. O açúcar tira minerais do nosso corpo. É uma droga dissimulada que destrói os dentes e os ossos de toda uma civilização. Os governos não proíbem o seu consumo porque há grandes interesses econômicos por trás. Indústrias e plantios poderosíssimos estão por trás desse mercado, que também rende muitos impostos ao governo, além de criar postos de trabalho. Quanto mais branco e fino for o açúcar, mais maléfico ele é. Mais químicas ele contém.
No livro, Willian Dufty conta as estratégias para viciar as crianças em açúcar. Pois quando elas viciam na infância viram adultos dependentes dessa droga. Estudos mostram que a fórmula do açúcar é parecida com a do álcool. Por isso ele é tão viciante. Quanto mais a pessoa come, mais ela quer comer. Mas o bacana do livro e da história do próprio Willian Dufty é que ele se libertou desse vício e também mostra o caminho para quem quer se libertar. Então, a primeira dica é essa. Reduza o seu consumo de açúcar, mesmo que você não tenha problemas de glicose alta. Se for consumir, prefira o açúcar nas formas menos refinadas, como o melado de cana, o mascavo e a rapadura.
Hoje em dia, temos a facilidade da internet, que está ao alcance das nossas mãos. A pessoa não precisa mais ter um computador para acessar a internet. Ela pode fazer isso no celular. Você não precisa acreditar em tudo que você ouve. É importante questionar, não sair engolindo tudo que se fala por aí. Então pesquise. Entre no Google e procure estudos e matérias sobre o açúcar. Aí você vai ter base para acreditar e orientar melhor o seu consumo.
As referências deste texto estão no artigo ( https://www.juliamurca.com.br/acucar-nao-faz-mal/ ) e no livro Sugar Blues, de Willian Dufty.
No Comments