Operação tapa buraco na BR 267 com “Bica corrida + Argila”
BR 267, recebendo Segundo informações do Gabinete do Mitraud que é do partido NOVO, uma medida emergencial no trecho Bicas / Juiz de Fora. Quanto ao nosso trecho São João nepomuceno / Bicas, eu acredito que nada será feito. Espero estar errado. No local está sendo colocado um material que é conhecido como “bica corrida” na proporção de 80% em fração granulométrica entre peneiras de 0 a 1/2 polegadas, ou seja, material desprovido de pedras com diâmetro graúdo e somado a este material granular, incorporaram 20% de argila, objetivando dar coesão à mistura e proporcionar maior durabilidade aos serviços. O negócio agora é aguardar, mas, fica minha sugestão: Movimentos devem ser feitos, mas, em BH, junto ao Governador e em Brasilia e incomodar diretamente aos que podem decidir sobre a questão. Por agora, resta-nos correr o risco e enfrentar os perigos existentes que já se arrastam por mais de três a quatro anos. Aqui não tem nenhuma foto da MG 126, que está também em péssimo estado! Conclusão: vão arrumar o trecho Bicas / Juiz de Fora e vão deixar para traz o nosso!
A bica corrida é um conjunto de britas, pedrisco e pó de pedra, também chamado 4 A, que é utilizado na pavimentação de estradas vicinais (secundárias), ruas e acessos a obras e galpões com excesso de barro, ou como base para pavimentos e aterros.
Já a Argila é uma substância terrosa proveniente da degeneração de rochas feldspáticas, constituída basicamente pela combinação da sílica e da alumina, em fragmentos inferiores a dois micra de diâmetro, com outras substâncias, o que lhe faz variar a cor, do branco ao avermelhado, a plasticidade e a capacidade de absorção de água.
Paulo Azevedo
No Comments