“Garbosa” da minha infância : “Bolote”
Por Nilson Magno Baptista
Tenho muitas lembranças do “Bolote”, como era conhecido o sr. Hercílio Ferreira, fiscal da prefeitura, delegado municipal e depois prefeito de nossa querida São João Nepomuceno, a cidade “Garbosa” de Minas Gerais. Entre muitas recordações dessa ilustre figura são-joanense, escolhi uma para narrar a vocês.
Na época de aluno do então ” Grupo Escolar Coronel José Braz”- era com “Z” mesmo que se escrevia – o “Bolote” era fiscal do município e percorria a cidade em sua charrete com capota, e nessa função estava sempre visitando o Matadouro Municipal. Eu tinha amigos que não estudavam na mesma escola que eu. E entre esses amigos estavam Maurinho e Rogério , filhos do sr. Alceu Furtado, proprietário da “Oswaldina”, onde era fabricada a aguardente com esse nome, na zona rural, nas proximidades do Matadouro. Eu, muitas vezes, fugia da vigilância de minha mãe, saía da escola, ainda de uniforme, e dava um jeito de ir para a “Oswaldina”, brincar com meus amigos filhos do sr. Alceu. Um dia, quando me dirigia para lá, encontrei o sr. Hercílio em sua charrete e ele me perguntou: “Onde você vai, menino, quem são seus pais?”. Eu respondi que era filho do “Batista da farmácia”. Então ele me pegou pelo braço, me colocou na boleia da charrete e disse: “vou te levar para casa”. Chegando em minha casa, no Largo da Matriz, “Bolote” me entregou à minha mãe, que já estava preocupada com meu sumiço, e ficou muito agradecida a ele. Ainda bem que meu pai não estava, pois, com certeza, iria apanhar muito, como castigo pela travessura!
Mesmo depois de tudo, virei um admirador do “Bolote” e por isso sempre o respeitei muito, enquanto ele viveu.
FOTO DE CAPA EXTRAÍDA DA INTERNET: DA ESQUERDA PARA A DIREITA, ATIRADOR DO TG, PREFEITO HERCÍLIO FERREIRA, DR.MOACIR ALVES DE MENDONÇA E MARCELINO DIAS BARBOSA. A PESSOA QUE ESTÁ ATRÁS É GABRIEL PROCÓPIO LOURES, SEGUNDO NOS INFORMOU SEU FILHO GABRIEL VERARDO LOURES).
A outra pessoa é o meu pai Gabriel Procópio Loures (GABY)
Amigo Gabriel, já acrescentei o nome do seu pai na matéria.Forte abraço.