Unidos, nós, são-joanenses, venceremos

Unidos, nós, são-joanenses, venceremos

Por Nilson Magno Baptista

Nossa história ficou marcada por alguns episódios extremamente graves ligados à questão econômica os quais, armados com muito trabalho, perseverança e coragem, terminamos por vencer. E continuaremos vencendo, com certeza.

Para ilustrar nossa matéria incluimos o texto abaixo para apreciação de nossos amigos e seguidores:

“Em São João Nepomuceno, a proliferação das empresas está relacionada a um “acidente histórico”, provocado pelo fechamento da empresa principal. Nessa cidade, paralelamente às sucessivas crises da empresa Sarmento ao longo dos anos 60, pequenas fábricas de roupas surgiram naturalmente, no seio das residências familiares, aproveitando a facilidade de obtenção da matéria-prima tecido (da Sarmento) e as habilidades das mulheres em relação à costura, como resposta à situação crítica que se estava vivendo. O fechamento da Sarmento na década de 70, levou parte da mão-de-obra familiar desempregada a ser absorvida pelas confecções e, com a ampliação de vendas, principalmente para outras localidades, houve a contratação de mão-de-obra e a transformação da produção doméstica em industrial. Assim, nos dois APLs, a origem da aglomeração de empresas de um mesmo ramo de atividade, apresentando vantagem competitiva locacional, está relacionada com uma empresa verticalizada e estruturada sob a lógica funcional. Tais empresas – a Malharia Galante em Muriaé e a Companhia Fiação e Tecidos Sarmento em São João Nepomuceno – foram responsáveis, cada uma em sua localidade, por moldar a base produtiva do território. A gênese desses APLs revela o potencial empreendedor dos territórios em que se encontram, pois, observou-se que tais arranjos não surgiram dos estímulos do planejamento público, mas de fontes endógenas e auto-organizativas.” (Fonte:“Pequenas e Médias Empresas Condicionantes Territoriais para a Formação, Desenvolvimento e Estruturação de Arranjos Produtivos Locais”: Um Estudo Comparativo em APLs de Confecção do Estado de Minas Gerais, por FABRÍCIO MOLICA DE MENDONÇA,da Universidade Federal de São João del-Rey; MARÍLIA PAULA DOS REIS TEIXEIRA,da Universidade Federal de Lavras; DENISE CARNEIRO DOS REIS BERNARDO, da Universidade Federal de São João Del Rei/ IPTAN, e HENRIQUE PEREIRA DA FONSECA NETTO, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.) realizado no ano de 2011.

Mais tarde, essas confecções de roupas passaram a fornecer seus produtos para a empresa MESBLA, um grande magazine, que, infelizmente, acabou falindo, deixando os fornecedores são-joanenses em situação crítica. Muitos deles lamentavelmente foram arrastados também pela “avalanche” destrutiva ocasionada pelo encerramento das atividades de seu maior e praticamente exclusivo cliente.

No entanto, nossos empresários não esmoreceram, mas, ao contrário, tomaram fôlego e voltaram à luta.

E a indústria de confecções foi se levantando lentamente, vindo a empregar o maior contingente de trabalhadores da cidade, já estabelecidos e atuantes no setor confeccionista de roupas de boa qualidade, disponível ao mercado nacional e internacional.

Mas aí acontece uma nova e imprevisível situação: o surgimento do terrível novo coronavírus e a doença causada por ele, a chamada COVID19,  impactando a saúde e a economia de todos os países, grandes e pequenos, poderosos ou não. E como não poderia deixar de ser, aterrorizando nossa São João Nepomuceno,  causando enorme prejuízo ao nosso comércio e indústria, por causa das medidas necessárias para o enfrentamento da ameaça de morte trazida aos trabalhadores de nossos empresas e à população em geral, colhidos que fomos de surpresa pela necessidade de vivermos em regime de “isolamento social”, prejudicando fortemente o funcionamento de nossas indústrias, nosso comércio, enfim, de nossos serviços públicos e privados.

Apesar de tudo, porém, acreditamos firmemente no força do nosso povo trabalhador e na competência de nossos empresários e administradores públicos, para, mais uma vez, “darmos a volta por cima” e recuperarmos o tempo perdido e os recursos financeiros tão necessários à nossa sobrevivência, inclusive preservando nosso bem maior que é a VIDA.

 

Autor

2 Comments

  • Paulo Azevedo on maio 25, 2020

    Prezado amigo NIlson! Poder contar com um pessoas profissionais como você em nosso site é uma grande oportunidade, um privilégio, pois, a forma fiel na reprodução da nossa história nos garante um enrriquecedor conhecimento. Você Nilson , sabe redezenhar carinhosamente nossas memórias. Parabéns!

    • Nilson Magno on maio 28, 2020

      Muito obrigado!

Leave a Reply

AMPAR 24 H – Seguros veicular com assistência 24 h por dia!Maio Amarelo “Perceba o Risco. Proteja a Vida!”

FALE CONOSCO


Entre em Contato

Garbosa News, novo veículo de comunicação, com o compromisso de levar a notícia além da informação.

Temos o compromisso de levar a toda população da Zona da Mata muito entretenimento, infoemação e muita notícia.

Telefones:

(32) 9.9992-2333

contato@garbosanews.com.br

Mídias Sociais

Envienos sua mensagem

[contact-form-7 id=”2166″]