Maio Amarelo “Perceba o Risco. Proteja a Vida!”
O Maio Amarelo surgiu com o intuito de conscientização sobre segurança no trânsito, cuja primeira edição ocorreu em 2014, consistindo em Blitz Educativas, Seminários e Visitas a Escolas.
O mês de Maio foi escolhido tendo em vista ser o mês de aprovação de uma resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre ações de segurança no trânsito, já a cor Amarela representando atenção e advertência, uma referência mundialmente conhecida nos faróis de trânsito.
O ano de 2020 é o sétimo ano consecutivo desde a fundação da Campanha “Maio Amarelo” implantada no Brasil pela Polícia Civil de Minas Gerais. O Tema desse ano é “Perceba o Risco. Proteja a Vida!”
As abordagens presenciais foram prejudicadas tendo em vista ao cenário atual de pandemia e isolamento social, com isso foram transferidas para a “Semana Nacional do Trânsito” a realizar em setembro. No entanto, serão feitas campanhas virtuais, publicando mensagens que incentivam um trânsito com atitudes seguras e respeitosas.
O objetivo da campanha é mostrar a sociedade o alto índice de óbitos e feridos no trânsito. Uma pesquisa realizada pela ONU publicada em maio de 2019 relatou cerca de 1,35 milhão de mortes por ano. As principais causas de mortes de crianças e jovens na faixa etária de 05 a 29 anos são provenientes a acidentes de trânsito.
Kleyverson Rezende, Diretor do Detran MG, relata em matéria no site do Detran, que considera o movimento Maio Amarelo com papel fundamental na conscientização de todos os envolvidos no trânsito, sejam pedestres, ciclistas, passageiros ou condutores. Para ele, mesmo não podendo realizar nesse momento ações de campo, a segurança no trânsito não deve ser esquecida e deve ser trabalhada de forma educativa nos meios disponíveis.
Enfim, é necessário criar em toda população conscientização de um trânsito mais seguro, respeitando os limites de velocidade, uso do cinto de segurança, não utilizar o celular ao volante, não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, ou seja, respeitar todas as Leis de Trânsito.
No Comments