Ponte “Prefeito Joaquim Campos” : 70 anos unindo São João Nepomuceno a Descoberto
Por Nilson Magno Baptista
Conhecida pela maioria das pessoas como “Ponte Nova”, seu nome oficial (Lei nº 57, de 06 de maio de 1950) é Ponte “Prefeito Joaquim Campos” e, desde 16 de maio de 1950, liga São João Nepomuceno a Descoberto. O jornal “A NOITE”, do Rio de Janeiro, assim noticiou a inauguração na época:
Semana de São João Nepomuceno – Encerramento das Festividades
“São João Nepomuceno (Minas Gerais), 26 (Serviço Especial de A NOITE)
Encerrada com grande brilho a Semana de São João Nepomuceno. Toda a programação foi executada plenamente, participando das comemorações o Prefeito Joaquim Ferreira Campos, o vigário de Descoberto e muitas autoridades deste e de outros municípios, do estado, e grande massa de povo. Foi realizada com grande assistência missa campal, sendo antes hasteado o Pavilhão Nacional. Inaugurou-se após a magnífica ponte sobre o rio novo, à qual foi dada a bênção pelo pároco Sebastião Arruda. Falaram vários oradores enaltecendo as obras que vem realizando no município o Prefeito Joaquim Campos. O povo de Descoberto ofereceu um churrasco aos são-joanenses.
As solenidades religiosas tiveram igualmente grande pompa, sendo rezada missa campal no Cemitério Municipal em intenção das almas de Dona Prudenciana Faustina de São José, pioneira do ensino secundário neste município e do Coronel José Brandão, ex-vereador da Câmara Municipal. Seguiram-se outros atos, inclusive o lançamento da pedra fundamental da Praça Dr.Augusto Glória, do monumento em honra ao Dr.Augusto Glória Ferreira Alves”.
Como não poderia deixar de ser, nosso jornal “Voz de S.João” noticiou o acontecimento com detalhes, na primeira página. Nessa mesma edição nosso tradicional jornal publicou a foto da Ponte Nova.
A ponte antiga e a estrada para São João
“ Há informações verbais de antigos moradores da região segundo as quais essa ponte se situava em posição diversa da hoje existente (Ponte Nova). Os relatos obtidos informam que a estrada, saindo de Descoberto, derivava para a esquerda da atual, transpunha o rio Novo, seguia em direção ao Barro Branco, para depois atingir a atual Rua Nova, de onde seguia até a região da Matriz” (do livro “Subsídios à história de São João Nepomuceno – Da Colônia ao Império – Até 1851”, de Marcus Vinícius Dadalti Barroso, página 140).
NOTA DO EDITOR: A IMAGEM DE CAPA É DA PONTE ATUAL E NOS FOI CEDIDA GENTILMENTE POR SEU AUTOR: MARCELO LIMA. DETALHE: A IMAGEM FOI FEITA COM UTILIZAÇÃO DE “DRONE”.
No Comments