Furtado de Campos Estação Ferroviária e Capela São Sebastião!

Furtado de Campos Estação Ferroviária e Capela São Sebastião!

Histórias do nosso dia a dia! passando em visita a um distrito de Minas Gerais, nos deparamos com o prédio da Estação Ferroviária de Furtado de Campos interior de Minas Gerais, que está sendo utilizado para abrigar uma biblioteca  desde 2015. (informações de moradores locais), Inaugurado em 15 de julho de 1.883, com data de início da construção não muito bem definida neste dia 25 de julho de 2020, mostra que muita coisa mudou. Podemos notar um telefone público instalado na parede frontal o que certamente descaracteriza e tira a originalidade de uma obra. Algumas outras modificações como instalações de brinquedos ofuscam o que foi um marco de desenvolvimento na região. Hoje em 25 de julho de 2020, nesta visita rápida que fizemos ao distrito mineiro, nos mostra apenas uma imagem arrastada pelo tempo de um passado promissor. Durante nossa visita falamos com uma moradora Dona Lúcia Ferreira Campos, e com ela Ana Beatriz. Do alto da sua casa, Dona Lúcia com alegria recordou dos tempos passados de quando ainda menina observava a movimentação constante nos trilhos da antiga ferrovia que ao nos ver fotografando o local contava a Ana, suas lembranças. Uma coisa que dá saudades mesmo.

Agora a tranquilidade, a quietude reina nesta pequena e esquecida vila pelos nossos dirigentes políticos e como essa em muitas partes da nossa região. Quem sabe um dia a movimentação e o desenvolvimento volte a bater nas portas daquelas pessoas, não é?  Só assim, poderá haver condições do pequeno distrito ter olhos voltados para se desenvolver social e economicamente. Esta estrada de ferro que antes levava oportunidades aos moradores já em 1.972, tornou-se apenas um ramal que ligava a linha de Caratinga em minas. No inicio dos anos 80, os trens de passageiros acabaram de vez e segundo relatos somente funcionava como ligação para o transporte de cargas, Finalmente foi paralisada em 1.994.

Andando um pouquinho mais, num cenário calmo e com um imenso céu azul como pano de fundo, encontramos a Dona Maria Emília Neves de Oliveira, ela que é Descobertense, mas, que depois de se casar  transferiu sua residencia para a pequena Furtado de Campos. Nós a encontramos em plena ação fazendo uma arrumação na Capela de São Sebastião. Dona Maria Emília já de posse dos seus experientes anos de vida, não se entrega ao cansaço e trabalha firme para manter a capela limpinha e em ordem, esperançosa para que os bons tempos pós pandemia volte logo. Estamos só esperando para fazermos a nossa missa todos os primeiros dias de cada mês nos conta Dona Maria Emília!

Nos contou que a última missa celebrada na capela foi em 1º de Março de 2020, antes da pandemia se alastrar pelo brasil e que antes da doença chegar os moradores e visitantes podiam assistir missa na capela todos os dia 1º de cada mês. A celebração da missa fica a cargo do Padre Claudio Machado de Rio Novo.

 

Autor

No Comments

Leave a Reply

Você sabe o que fazer após um acidente sem vítimas?Cuidados com a higiene do seu carro durante a pandemia Coronavírus!

FALE CONOSCO


Entre em Contato

Garbosa News, novo veículo de comunicação, com o compromisso de levar a notícia além da informação.

Temos o compromisso de levar a toda população da Zona da Mata muito entretenimento, infoemação e muita notícia.

Telefones:

(32) 9.9992-2333

contato@garbosanews.com.br

Mídias Sociais

Envienos sua mensagem

[contact-form-7 id=”2166″]