(NH4 NO3) – Uma destruição total
Inscreva-se no nosso canal, nos ajude com sua presença!
Para quem ainda não viu e mesmo para quem já olhou para essa foto mais de uma vez sabe que é uma imagem que chocou o mundo ao destruir o porto do Líbano. Ainda hoje continua a emprisionar a todos nós. Uma destruição total, uma explosão que não sabemos até agora como exatamente aconteceu. O que se sabe é que 2.750 toneladas de nitrato de amônio (NH4 NO3), é que aparentemente causou a grande explosão. Não se tem resposta a muitas perguntas e tampouco como tudo estava naquele lugar e o verdadeiro por que! Segundo informações secundárias é que já estavam lá a algum tempo.
O nitrato de amônio (NH4 NO3), é muito usado como fertilizante, herbicida, inseticidas e até na fabricação de foguetes e explosivos e tantas outras coisas mais. Possui aproximadamente 34% de nitrogênio, é sólido, perolado ou até mesmo granulado. É composto por um radical nítrico e outro amoniacal usado largamente na agricultura por sua menor volatização e também por acidificar o solo. Fertilizante nitrogenado muito utilizado amplamente até o final dos anos 80, a dificuldade na hora de comprar esse produto aumentou com um maior controle para venda, unicamente por ser a principal matéria-prima utilizada em explosivos. Os ricos e perigos mais comuns são: Por ser um material oxidante, vai reagir com outros produtos e durante a reação quinica pode aquecer podendo até mesmo gerar uma detonação e foi o que provavelmente aconteceu!
Uma explosão que destruiu o porto do Líbano e expandiu sua onda de choque por quilômetros. A pergunta sobre como armazenar 2.750 toneladas do produto naquele local não foi respondida. Sim! 2750 toneladas de um material tão explosivo a deriva numa área como aquela. Essa pergunta parece não ter resposta. O que está realmente bem claro é o que restou: Escombros e as marcas da destruição.
Fotos recebidas pelas mídias sociais!
No Comments