“Transitolândia”: educando as crianças para um futuro melhor
Por Nilson Magno Baptista
Vejo com bons olhos o projeto idealizado pelo diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança (DEMUTTS) Pedro Cândido Parreiras Filho, e seu parceiro voluntário, Walter de Moura Vogt, Membro do Conselho de Segurança Pública (CONSEP). A intenção é criar algo já existente em várias cidades brasileiras, com algumas modificações, de acordo com a realidade local. Trata-se da “Transitolândia”, uma cidade em miniatura em que as crianças aprendem a se comportar como pedestres e motoristas. Nessa minicidade seriam aplicadas simulações de acontecimentos do dia a dia no trânsito.
Pedro Parreiras e Walter Vogt sugerem a implantação desse projeto dentro do Parque de Exposições “Hercílio Ferreira”, aproveitando o grande espaço físico para a criação de ruas e praças em que bicicletas, patinetes e outros brinquedos fariam as vezes de veículos circulando e obedecendo, é claro, todas as sinalizações existentes numa cidade de verdade. Toda essa movimentação seria assistida de uma arquibancada ocupada por pais, amigos e colegas de escola dos participantes do projeto.
Sugerimos que, além das orientações sobre trânsito, pudessem as crianças receber instruções de como lidar com os idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em relação ao seu direito de usar as vagas especiais de estacionamento existentes na cidade. Sem esquecer de que essas pessoas às vezes precisam de ajuda para atravessar a rua, subir no ônibus, entre outras situações.
Para esse interessante projeto “emplacar” de vez, seus idealizadores esperam contar com total apoio da administração pública. De nossa parte podemos garantir que apoio não faltará, já que o projeto traria um grande avanço em se tratando de garantir, para o futuro, uma comunidade mais organizada, humana e moderna, exemplo a ser seguido por outros municípios.
No Comments