“Em Algum Lugar do Passado”: Jairzinho em São João Nepomuceno-MG
Em 1961, Jair era um dos destaques da quase imbatível equipe de futebol juvenil do Botafogo de Futebol e Regatas do Rio de Janeiro, quando o alvinegro carioca recebeu o convite para um amistoso em comemoração à inauguração dos refletores do Estádio Horácio Furtado de Mendonça, campo do Botafogo de São João Nepomuceno, que ocorreu em 20 de abril de 1961.
O Jornal “Voz de São João”, na época, trazia a seguinte matéria:
“Inauguração dos refletores do Botafogo
O Botafogo de Futebol e Regatas, do Rio, mandou a nossa cidade, o seu quadro juvenil, vice-campeão de sua classe, para a grande noitada futebolística. Na oportunidade, os visitantes venceram pelo placar de 9×0.
O encontro foi mais uma demonstração do verdadeiro futebol que se pratica no Rio de Janeiro, já que a rapaziada local mostrou-se apática e impotente para conter aquela verdadeira máquina que é o time dirigido por Paraguaio. O resultado final, 9×0, diz bem do poderio do onze guanabarino, que apresentou o melhor futebol que já se presenciou em nossas canchas.
O kick-off (pontapé inicial) foi dado pelo Sr. Jader Henriques Furtado, como homenagem pela sua iniciativa e início dos melhoramentos que se inauguravam na ocasião.
Iniciado a hora marcada o Botafogo local alinhou o seguinte esquadrão: Alpheu (depois Alamim); Guará e José Heleno; Lalúcio, José Acrísio e Milton; Ronaldo, Adauto (depois Miltinho), Floretinho, Coleiro e Vanderley.
Os guanabarinos apresentaram-se com a seguinte constituição para a memorável noitada futebolística: Florivaldo (João); Zé Carlos (Edivaldo) e Bolão (Celso); Mura, Luís Carlos (Carioca) e Santos (Salvador); Dagoberto, Dedé, Dimas, Arlindo e Jair.
Assinalaram os tentos: Dedé (3), Jair (2), Dimas (2), Luís Carlos e Dagoberto.
Como juiz atuou o Sr. Nuno Alvares Ribeiro da F.C.F., que teve a sua atuação facilitada pelo comportamento exemplar dos litigantes.”
Na matéria acima, o jogador Jair é Jair Ventura Filho – o Furacão da Copa de 70.
“Jair iniciou sua carreira no juvenil do Botafogo em 1960, sendo tri-campeão na categoria nos anos de 61, 62 e 63. Assumiu a titularidade do time principal em 1963. Três anos depois disputou sua primeira Copa do Mundo.”
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Considerando que a apresentação do clube carioca foi sensacional e aconteceu numa quinta-feira, os diretores do Mangueira tiveram sucesso na negociação com a embaixada do Botafogo, e com isso a equipe permaneceu na cidade até o domingo, dia 23, para a realização de mais uma espetacular apresentação do Botafogo, quando venceu o Baeta pelo placar de 6×0.
Mais detalhes no Livro: São João Nepomuceno, um cantinho de Minas e seus talentos esportivos, de minha autoria e Eduardo Ayupe, que será lançado em breve.
Abraço a todos e até a próxima se Deus quiser!
No Comments