Ananete Sobreira, uma artista talentosa que merece destaque

Ananete Sobreira, uma artista talentosa que merece destaque

Por Nilson Magno Baptista

Nascida em 24 de abril de 1943, em Campina Grande, na Paraíba, filha de Elenita Marques dos Santos e de Severino Carolino Sobreira, essa nordestina inteligente e talentosa aprendeu a ler e escrever bem cedo, com seis anos, incentivada pelo padrasto, que comprou para ela a chamada, na época, “Cartilha do Povo”. Por isso sempre gostou de escrever trovas e pensamentos sobre vários temas da vida cotidiana.

Somente quando a família se mudou para o Rio de Janeiro – Parada de Lucas – é que, já com sete anos, a menina foi matriculada em uma escola regular. Mais tarde formou-se em Contabilidade. Seu primeiro emprego foi numa Imobiliária localizada no Edifício Central , na Avenida Rio Branco.

A jovem, cheia de sonhos e projetos de vida conheceu aquele que viria a ser seu marido, José Geraldo Lamas Figueiredo, na Praia da Onça, Ilha do Governador, na passagem de ano de 1965 para 1966. Nessa época trabalhava como secretária e havia se formado também como Taquígrafa. Casou-se com José Geraldo em 23 de dezembro de 1967. Tiveram quatro filhos, sendo o segundo já falecido. O marido era de uma família residente na nossa vizinha cidade de Descoberto, para onde vinham a passeio nas férias, junto com os filhos.

Em agosto de 1999 o casal mudou-se para São João Nepomuceno. Moraram na Rua Frederico Ozanan, e mais tarde adquiriram uma casa na rua Elza Sporch de Freitas, no bairro Cidade Nova, onde ela ainda reside.

Foto extraída da rede social Facebook de Ananete Sobreira

 

Ananete e seu artesanato

Ananete Sobreira passou a produzir peças de artesanato há mais de quarenta anos com uma amiga, ainda no Rio de Janeiro, e esta ensinou-lhe a trabalhar tendo como matéria prima réstias de alho e cebola. Depois passou a utilizar outros materiais. Também no Rio, fez, no SESI, um curso para confeiteira de bolos.

Aqui em São João continuou a trabalhar com artesanato, com apoio do marido, que a auxiliava na produção e venda das peças. Em 24 de outubro de 2006 José Geraldo faleceu. Ananete hoje dedica-se ao artesanato e às viagens que tanto aprecia, a passeio ou em visita aos filhos e irmãos (um deles criado por ela) e demais familiares.

Nossa amiga Ananete Sobreira, é mais uma cidadã exemplar e artista talentosa que temos o prazer de retratar como mais um DESTAQUE, para conhecimento dos seguidores do nosso site.

ASSISTA, ABAIXO, AO VÍDEO QUE MOSTRA TRABALHOS ARTESANAIS DE ANANETE SOBREIRA

Contato para os interessados em adquirir trabalhos de Ananete Sobreira ; (32) 984843304

 

Autor

1 Comment

  • Mariland on julho 2, 2021

    Este é o exemplo que tive na minha vida toda. Orgulho de ser filha desta pessoa tão especial.

Leave a Reply

Ah Botafogo! Quem te viu quem te vê!Olimpíadas – Marco Ayupe e Ronaldo da Costa: passado recente.

FALE CONOSCO


Entre em Contato

Garbosa News, novo veículo de comunicação, com o compromisso de levar a notícia além da informação.

Temos o compromisso de levar a toda população da Zona da Mata muito entretenimento, infoemação e muita notícia.

Telefones:

(32) 9.9992-2333

contato@garbosanews.com.br

Mídias Sociais

Envienos sua mensagem

[contact-form-7 id=”2166″]