Semana dos Cuidados Paliativos no HMTJ, uma ação que deve ser copiada!
Imagem do primeiro dia do encontro da Semana dos Cuidados Paliativos promovida pelo HMTJ em Juiz de Fora, MG.
A ideia é falar do dos cuidados paliativos e dizer que o Outubro não se resume em apena no mês rosa, mas, também é um mês dedicado à sensibilização dos Cuidados Paliativos.
O objetivo é desmistificar o pensamento de que o tema se refere a apenas a “doentes terminais”, mas, todos aqueles com diagnóstico de doença crônica, incurável e que ameacem a continuidade da vida. Cuidados Paliativos é uma forma de promover a qualidade de vida e o conforto do paciente e de seus familiares através da prevenção e alívio do sofrimento. Incentiva a identificação precoce de situações possíveis de serem tratadas, trabalha a avaliação cuidadosa e minuciosa e contudo o tratamento da dor e de outros sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.
Por isso, os serviços de Enfermagem e de Psicologia do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) promovem, entre 18 e 22, uma Semana dos Cuidados Paliativos, acompanhando o tema proposto pelo Dia Mundial da campanha de 2021 é para “não deixar ninguém para trás”.
O principal alvo desta ação é a própria comunidade hospitalar. Durante esta semana acontecerão rodas de conversa coordenadas pelas psicólogas do Hospital, tendo como principal alvo neste momento as equipes de Enfermagem e Fisioterapia. Mais tarde abrangerá as demais especialidades. Os objetivos deste bate-papo é orientar sobre a postura destes profissionais no cuidado com estes pacientes e suas famílias no dia a dia quanto as diretrizes internas do Hospital para a disciplina, alinhamentos de comunicação, além de esclarecer sobre mitos e verdades.
Explicando para quem não teve a informação o símbolo da borboleta: A Fundação do Câncer divulgou que a borboleta é o símbolo de cuidados paliativos por viver pouco tempo. Mas, nesse pouco tempo, poliniza as plantas, embeleza a natureza e deixa as pessoas felizes. Ela é um exemplo de que a vida não se mede só em tempo, mas em intensidade. O tema ano visa fortalecer os Cuidados Paliativos na instituição e durante os encontros em Rodas de Conversas são realizadas dinâmicas e uma decoração temática chama a atenção de todos no corredor principal do hospital.
No Comments