Uma são-joanense em destaque no cenário musical carioca
A cada dia se comprova o fato de que São João Nepomuceno é celeiro de grandes craques, não só no mundo da bola, mas também na área musical. Tanto que nossa terra foi agraciada recentemente com o título de “Cidade da Música”, graças ao fato de aqui terem nascido talentosos cantores, músicos e compositores de valor.
Hoje trazemos notícia de uma são-joanense que tem se destacado no cenário musical carioca, mas que sonha mostrar sua música fazendo um show na terrinha, da qual sente saudades e guarda muitas recordações. Estamos nos referindo a Ana Tozatto e esta é a sua trajetória de vida:
Nasceu em São João Nepomuceno em 5 de dezembro de 1965.
É filha do saudoso Sidney Baptista (o China) e da professora Neide Tozatto Baptista, que hoje reside em BH, onde também moram seus irmãos Rita, Angélica e Sidney. Seu pai foi o primeiro locutor da Rádio Difusora de São João Nepomuceno, estreando em 1953, fazendo a abertura de sua pioneira transmissão.
Tem 3 filhas: Virgínia, a mais velha, mora em Chicago. Gabriela, a do meio, mora em Seatle. E Clarisse, a mais nova, mora na Cidade do Porto.
Estudou no Girafinha Feliz, Grupo Escolar Cel. José Braz, Instituto Barroso, Colégio Jesuíta(em Juiz de Fora) e formou-se em Educação Física pela UFJF.
Ainda muito nova aprendeu violão com Paulinho Cricri e, na adolescência fazia parte do grupo responsável pela missa das 9h na Igreja do Rosário, tocando violão e cantando.
Sempre gostou do palco: fazia parte de todas as peças teatrais na escola; integrou a fanfarra do Instituto Barroso – tocando Flauta doce; e desfilou para o estilista Keko Pinto na década de 80 em São João.
Casou-se aos 21 anos com Rodrigo Coelho Pinto, pai de suas 3 filhas.
Morou na Holanda em 1987; no Rio de Janeiro de 1988 até 2000; em Houston – Texas , de 2000 a 2010; quando voltou para o Rio de Janeiro onde reside até hoje.
Em 2012 procurou novamente a música; mas como terapia e trabalhou por 7 anos na Escola Americana do Rio de Janeiro como técnica de Líder de Torcida.
A velha paixão pelo palco foi reascendendo e, por incentivo de amigos e do atual companheiro (e baterista) Moacyr Neves, foi se dedicando cada vez mais em aprimorar seu canto, fazendo aula de percepção musical e técnica vocal.
No início seu repertório era voltado para MPB, mas desde 2017, quando formou o Grupo Assanhado (violão 7cordas, cavaquinho, percussão e bateria), clássicos do Samba e Choro têm sido seu carro chefe.
Já se apresentou em casas tradicionais como Vinícius Bar e Beco das Garrafas entre outros; alé de bares, festas particulares, casamentos e eventos.
Seus shows têm como característica um repertório bem estudado e uma alegria contagiante. O público canta junto, se emociona e dança.
Tem também uma formação menor (voz, violão 7cordas e percussão), dependendo da necessidade do local.
É parte do Grupo Vocal Cantada desde 2015.
É também produtora de projetos musicais para artistas amadores, como: Uma Noite de Rock (indo para sua sétima edição); Baile de carnaval; Eu Canto Samba e shows de aniversário; onde forma a banda, organiza o repertório e os ensaios e trata com o local onde será realizado o evento.
Faz edição de vídeos musicais para diveros grupos e cantores e trabalha com sonorização de shows, festas, eventos e casamentos.
Em tempos de Pandemia, somou-se também a profissão de revendedora das Bijuterias Vanea Trezza; produzidas em São João Nepomuceno.
Seu lema: Se reinventar e aprender sempre. Nunca perder a fé, as raízes e a delicadeza.
Vá ao canal ANA TOZATTO no YouTube , assista a seus vídeos e não esqueça de se inscrever.
A IMAGEM DE CAPA FOI EXTRAÍDA DE UM VÍDEO PUBLICADO NO CANAL DE ANA TOZZATO , DO YOUTUBE.
Inscreva-se no canal GARBOSA NEWS do YouTube e assista nossos vídeos de reportagens e entrevistas
Amei a cantora e tb os instrumentistas e as músicas