ALIAGA -Cemitério de navios retrata a falência do turismo mundial!
Aliağa é uma cidade e um distrito da província de Izmir na região do Egeu costa da Turquia, a cerca de 50 km ao norte de Izmir.
Seu grande porto abraça uma atividade econômica que é baseada no turismo fazendo a desmontagem de navios, mas, o que se vê hoje é um aumento surpreendente de navios de cruzeiros italianos, ingleses e norte-americano fazendo fila e aguardando para serem desmontados no estaleiro de Aliaga, Está ai mais uma consequência causada pela pandemia que não só paralisou o brasil, mas, o mundo todo! O setor de turismo, está com perdas gigantescas e aqui vemos uma triste imagem promovida pelo covid 19.
O turismo marítimo amarga uma sangria que beira a morte pois segundo os especialistas, os maiores prejuízos maiores sejam das companhias de navegação. Triste a realidade e já venho falando a tempos: Estamos apenas no começo! Só uma vacina eficaz poderá reverter essa situação.
Quando iniciou a pandemia estima-se que havia no mundo 338 navios de cruzeiro, mas, hoje não se tem mais ideia correta da realidade.
O que se pode ver pela retratado na foto da CNN é que muitos navios de cruzeiros estão se dirigindo para sua parada final em Aliaga. A sangria é grande e pode passar de US$ 1 bilhão por mês para manter uma frota parada e sem receita de algumas das maiores do mundo.
Em matéria publicada pelo New York Times recentemente, “entre os os navios que estão sendo reciclados em Aliaga, três navios de cruzeiro da Carnival – Inspiration, Imagination e Fantasy, que acabaram de ser reformados em 2019 estão para serem desmontados”.
Entre manter suas perdas irreparáveis sem saber até quando ou desmontar navios de cruzeiro, muitas empresas tomaram a decisão de eliminá-los e reduzir suas frotas. Lamentável não é?
Imagem de abertura: Chris McGrath/Getty Images
Fontes: https://viagem.estadao.com.br/noticias/geral,estaleiro-em-aliaga-aonde-os-navios-de-cruzeiro-vao-para-morrer,70003497844; https://en.mercopress.com/2020/10/05/the-scrap-metal-yard-for-cruise-vessels-aliaga-in-turkey.
No Comments