Coisas da nossa terra : o estranho bode que dava leite
Por Nilson Magno Baptista
Incrível! Fantástica! Extraordinária, foi a notícia publicada no jornal carioca “Diário da Noite”, de 05 de abril de 1940, sobre o impressionante fato acontecido em São João Nepomuceno, a denominada cidade “Garbosa” de Minas Gerais.
Esta foi a espetacular notícia:
“São João Nepomuceno (do correspondente) O BODE QUE DÁ LEITE. CAPRINO PHENOMENAL DESPERTA A CURIOSIDADE PÚBLICA. O CURIOSO BODE AMAMENTA OS PRÓPRIOS FILHOS”
“ Está despertando extraordinaria curiosidade o phenomeno observado numa granja desta desta cidade, na qual existe um bode que nestes últimos tempos está a amamentar os próprios filhos. O estranho animal pertence ao sr. Maurício Velasco, fazendeiro bastante conhecido neste município”
LEITE PURO E GOSTOSO
Numerosas pessoas têm acorrido ao local para ver o bode fenomenal, que devidamente ordenhado, dá leite puro e gostoso, como se fosse uma cabra. O proprietário do animal mostra-se satisfeito com o facto e mandou cercar o admiravel caprino de todos os cuidados.
EXAMINADO POR UM VETERINÁRIO
O sr. Maurício Velasco convidou ainda um médico-veterinário para examinar o bode. O especialista constatou a veracidade do fenômeno, reconhecendo que se tratava de leite com todas as suas características. Acrescentou que é um caso de hermaphroditismo. Manso e pelludo, o bode foi posto em exibição para satisfazer os inúmeros curiosos”
Nota: a cópia desta matéria foi extraída dos arquivos públicos (Hemeroteca) da Biblioteca Nacional, do Rio de Janeiro e nos foi dada a conhecer pelo amigo e pesquisador da história são-joanense Marcus Vinícius Dadalti Barroso. Na foto de capa podemos ver o extraordinário bode sendo ordenhado por um funcionário da propriedade do sr. Maurício Velasco.
Interessante é que, anos depois, surgiu entre a população da cidade a versão de que o bode na verdade pertencia ao sr. Antônio Barroso, conhecido popularmente como “Barrosão das cabritas”.
No Comments