Confirmado o 1º caso fatal do COVID-19, São João Nepomuceno, MG!
INSCREVA-SE em nosso CANAL GARBOSA NEWS!
Com o avançar da COVID-19 em nossa região e principalmente em nossa cidade como já constatado anteriormente, tivemos o surgimento de um novo caso. Conversei hoje, dia 14 de maio de 2020, com o Secretário de Saúde de São João Nepomuceno o Sr. Plínio Furtado sobre o que realmente aconteceu e tivemos como resposta que uma moradora do distrito de Roça Grande testou positivo para o Corona vírus. A informação é que a paciente se internou no dia 13 de abril para realizar uma cirurgia. Após passar pelo processo cirúrgico, seguiu para o pós-operatório, mas, no entanto, veio a óbito no Hospital Maternidade Terezinha de Jesus, em Juiz de Fora, no dia 06 de maio de 2020, ou seja: 24 dias após sua internação. A questão é que quando internada a paciente não apresentava nenhum sintoma como tosse, febre, coriza, dor de garganta e nem dispneia (dificuldade respiratória), o que possibilitou a realização da cirurgia. Com isso há a dúvida de onde a paciente se infectou com a COVID-19. Se teria se infectado no Distrito de Roça Grande, na cidade de São João Nepomuceno, em Juiz de Fora ou no próprio hospital em que realizou a cirurgia.
Em síntese: Quem realizou o teste rápido pós-morte foi a UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora que divulgou o resultado sendo positivo. A pergunta de onde teria sido infectada fica sem resposta. O Secretário de Saúde de São João Nepomuceno – MG, relata que não recebeu nenhuma notificação do caso de imediato.
Com relação aos familiares da vítima, a informação é que eles prosseguem em isolamento social no distrito de Roça Grande para monitorização conforme o protocolo de orientação de controle da doença.
Com isso, infelizmente ficou confirmado, segundo os resultados da UFJF o primeiro óbito da COVID-19 de São João Nepomuceno. O Garbosa News declara o pesar e tristeza junto a todos os familiares da nossa conterrânea.
Para ressaltar, o teste rápido, que detecta, ou não, a presença de anticorpos em amostras coletadas somente após o sétimo dia de início dos sintomas. Lembrando que há outros meio de diagnóstico, como por exemplo, exames laboratoriais de biologia molecular (RT-PCR em tempo real) que diagnostica tanto a COVID-19, a Influenza ou a presença de Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Essas informações foram retiradas do Site do Ministério da Saúde.
Um alerta importante: Pela eventual indisponibilidade os testes rápidos em nossa cidade são difíceis realizar uma triagem de casos infectados e não infectados, fazendo com que o ideal seja nos prevenirmos da melhor forma possível. Como:
- Utilize máscaras ao sair de sua residência
- Lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70%.
- Evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas.
- Ao tocar, sempre lavar as mãos.
- Manter uma distancia mínima de 2 metros de qualquer pessoa tossindo e espirrando
- Ao tossir ou espirrar cobrir nariz e boca sem utilizar as mãos, preferencialmente com o braço
- Evitar abraços, apertos de mãos, beijos.
- Higienize com frequência o celular e brinquedos das crianças.
- Manter o ambiente limpo e ventilado.
- Evitar circulação desnecessária nas ruas, se puder, fique em casa sempre.
- Durma bem e mantenha uma alimentação saudável.
- Se estiver doente, evitar contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar.
No Comments