Documentário sobre os 81 anos da ESACA estreia em breve: 14 de novembro
Por Nilson Magno Baptista
Nosso amigo Marcelo de Paula, descendente de família esaqueana, depois de um longo trabalho de pesquisa, produziu um documentário sobre os 81 anos da Escola de Samba Avenida Carlos Alves, a ESACA, como é conhecida em São João Nepomuceno. Marcelo colheu importantes depoimentos de pessoas ligadas à escola e, além disso, resgatou muito detalhes dos desfiles apresentados pela agremiação, que ostenta as cores verde e rosa em seu estandarte.
Entre os que concederam depoimentos estão figuras de destaque como Gilson Francisco Alves, o “Tute; Manoel Pinto Filho, o “Keco”; Dona Marlene, Ramon Gouvêa, Leacir Reis, Cléa Muniz, Rita Knop, Thais Knop, Cleverson Cabral, Cássio Magalhães, Josias Maranhão, Felipe do Cavaco, Canário, Carlinhos da Paz, Beatriz Inhudes, Ermelinda Lá Cava a “Linda”, Alan Soares, Luiz Campos, Ítalo Fonseca, Márcio Sabones, Sandra Ângelo, entre outros . Marcelo, além de produtor do documentário é neto de José Luiz de Souza, o “Tuca”, famoso mestre de bateria que atuou na escola por longos anos e de Dona Marlene Torres de Souza (esaqueana apaixonada) e também deixa seu depoimento.
O produtor do documentário nos disse “O lançamento será agora em novembro, pois, o Arlindo de Paula (um dos fundadores da ESACA) comentou comigo que, lá em novembro 1940, eles haviam começado os “preparativos/ensaios”. Infelizmente ele desencarnou agora dia 15 e não pôde ver todo o trabalho reunido, mas tem ele no documentário que é um longa metragem de duas horas, contando histórias e falando sobre alguns desfiles da nossa escola, com pessoas que viveram e participaram do nosso carnaval”
O documentário faz uma viagem e conta a história da fundação e também um pouco dos enredos que a escola apresentou nesses 81 anos de sua existência.
O lançamento, no dia 14 de novembro próximo será às 19 horas, pelo canal Marcelodepaulas , do YouTube. Vale a pena conferir.
No Comments