“Em Algum Lugar do Passado”: C.R. Flamengo visita São João Nepomuceno-MG
Em janeiro de 1959, o Botafogo Futebol Clube de São João Nepomuceno recebeu a visita do juvenil do Flamengo carioca. O acontecimento foi destaque do jornal “Voz de São João”, edição nº 1.116, de 01 de fevereiro de 1959:
FUTEBOL – Brilhante exibição do conjunto tri-campeão juvenil do Flamengo
O Botafogo perdeu no campo mas cresceu no conceito de seus “fans”. Renda superior a CR$ 28.000,00!
Apanhou a praça de esportes “Horácio Furtado de Mendonça”, do Botafogo, domingo último, uma das maiores assistências já vista em nossos campos.
A vinda em nossa cidade do conjunto tri-campeão juvenil do Clube de Regatas Flamengo, demonstrou que o rubro-negro carioca é de fato “o mais querido” e popular clube do Brasil, pois trouxe torcedores de todos os quadrantes que se entusiasmaram com os craques juvenis do “Mengo”.
A vitória, como não poderia deixar de ser, pertenceu aos visitantes pela contagem de 4×1, tendo o árbitro, Agnaldo Furtado de Mendonça, anulado um tento, que nos pareceu legítimo, e o ponto de honra dos locais foi marcado de penalidade máxima, bem cobrada por Coleiro.
Os dianteiros do Flamengo, que infiltradores e velozes, traziam em constante pânico a retaguarda botafoguense, onde apenas Paiva mostrava que não tinha medo de “cartaz” e jogou pra valer, salvando inúmeras situações difíceis, inclusive uma em que Quirino foi coberto e o zagueiro “colored” botafoguense desviou para corner, merecendo abraços de seus adversários pelo senso de oportunidade.
Numa ligeira apreciação sobre a atuação dos locais, notamos que a maior parte dos jogadores estava “apavorada” com a camisa rubro-negra, não atuando como de costume. Destacamos Paiva, Sebastião Matos, Coleiro e Wanderley. Os demais, medíocres, tendo Quirino, apesar de ter feito algumas defesas difíceis, “frangueado” em duas bolas, principalmente no lance do 2º gol.
Os tentos foram conquistados por Alfredinho, aos 3 minutos e Sílvio aos 32 da primeira etapa. Alfredinho, aos 13 minutos, Coleiro, de pênalti aos 23 e Humberto encerrou o marcador aos 37 minutos.
BOTAFOGO: Quirino; José Heleno e Paiva; Ivan, José Acrísio e Ribita; Pilintra (Braz), Coleiro, Sebastião Matos, Gabriel Nascimento e Wanderley (Pepé).
FLAMENGO: Edimar; Renato e Newton; Hilton, Hugo e Jorge; Silva, Adalberto, Humberto, Sílvio e Alfredinho, entrando no decorrer do jogo Santos, Marinho, Manoel, Nelson e Luiz Carlos.
Abraço a todos e até a próxima se Deus quiser!
No Comments