Gestão do Conhecimento por Paulo Azevedo
Gestão do Conhecimento – Simplesmente Elementar!
Sempre iniciamos nossas conversas falando dos desafios da atualidade. Debatemos sobre mudanças, futuro, enfim, sobre infinitas possibilidades. No entanto hoje escolhi uma questão soberana em minha opinião: “A gestão do Conhecimento”. Ao contrário do que algumas pessoas pensam o conhecimento não está em livros, revistas, artigos, bibliotecas virtuais ou em qualquer outro lugar. O que realmente está disponível é a informação, contudo, ao exercermos a pratica da leitura, captamos informações variadas e as degustamos. De posse dessas informações, com exercícios e experimentações, criamos o nosso próprio conhecimento. Sabemos também que o mundo envolveu-se em uma alucinante competição e sobre essa questão não pairam duvidas. Essa nova forma de se manifestar do mercado criou-se também a necessidade de mais saber para melhor entende-lo. Neste momento, o que resta-nos a fazer é sairmos a busca do melhor caminho para construção de novos conhecimentos.
A intenção de incentivamos a buscas do novo conhecimento é baseada na necessidade de caminharmos ao encontro de uma utilização da verdade que se vive momentaneamente. Uma verdade extraída não de um simples olhar, mas, de consistentes e produtivos exercícios mentais. Tais exercícios serão capaz de transformar o ser humano, enriquecendo-o intelectualmente e oferecendo-lhe maior competência para assegurar o sucesso organizacional. Nítida é a interpretação deste assunto quando afirmamos que o conhecimento está nas pessoas.
Contudo, devemos alertar que o conhecimento individual não garantirá por se só om conhecimento organizacional e tampouco facilitará a aprendizagem, melhorias ou inovações. Será sempre indispensável promovermos o compartilhamento deste conhecimento e assim garantirmos a interação total do grupo. O que estamos afirmando é que dependeremos sim, de uma forte e eficaz gestão do conhecimento. A visão essencial é de gerar e administrar conhecimento e isso significa transformá-los em ações e resultados garantindo uma vantagem competitiva estrategicamente planejada. Podemos afirmar também que a gestão do conhecimento vem desafiando cada vez mais a criação, o compartilhamento e a utilização do conhecimento organizacional. Observamos que a gestão do conhecimento revela efeitos evolutivos sobre as inovações em uma empresa e promove constantemente o seu crescimento econômico. Consequentemente, a inovação gera desenvolvimento econômico sustentável, conduzindo a uma maior riqueza.
Atualmente por ser o conhecimento considerando como uma das matérias primas essenciais para compor a inovação, fica notória a importância de transforma-lo em bons resultados por meio de ações, que permitirão o florescer das vantagens competitivas. Nosso objetivo está sendo a avaliação das alterações que a gestão do conhecimento poderá gerar nas organizações, principalmente sobre os ativos que não podem ser tocados, ou seja, os ativos intangíveis. Neste caso, estamos falando do conhecimento interiorizado em cada uma das pessoas, residindo em seus íntimos os valores organizacionais capaz de revitalizar a organização. Adotar, desenvolver e valorizar as práticas da gestão do conhecimento é construir uma malha comunicativa que facilitará a criação e a utilização do conhecimento organizacional. Neste exercício, só há vencedores: O individuo e a organização. Portanto, procure saber mais sobre gestão do conhecimento, aplique e perceberá os resultados positivos em sua empresa! Por Paulo Azevedo – Edção 36 – Big Amazonia.
No Comments