Gestão do Conhecimento “Simplesmente Elementar”!
Gestão do Conhecimento “Simplesmente Elementar”!
Sempre iniciamos nossas conversas falando dos desafios da atualidade. Debatemos sobre o presente e mudanças necessárias para o futuro. Enfim, sobre as infinitas possibilidades. No entanto, hoje escolhi uma questão soberana na minha opinião: “A Gestão do Conhecimento”. Ao contrário do que algumas pessoas pensam o conhecimento não está em livros, revistas, artigos, bibliotecas virtuais ou em qualquer outro lugar. O que realmente está disponível é a informação. No entanto, as “Fakes News” podem interferir no resultado de sua análise ao promover o processo de exercermos a pratica da leitura, pois, captamos informações variadas e precisamos mais do que nunca apura-las, verificar sua verossimilidade e somente ai, degusta-las. De posse dessas sublimadas informações, com exercícios e experimentações, criarmos o nosso próprio conhecimento. Sabemos também que o mundo envolveu-se em uma alucinante competição pelo saber mais e mais a cada segundo e sobre essa questão não pairam dúvidas. Essa nova forma de se manifestar do mercado suscitou a necessidade de mais saber para melhor entender. Neste momento, o que resta-nos a fazer é sairmos à captura ou construção de novos conhecimentos.
A intenção de incentivamos a criação do novo conhecimento é baseada na necessidade de caminharmos ao encontro de supostas verdades que tentam nos impor de forma incisiva e sem diálogo quase que instantaneamente. Ou seja: Precisamos ver a verdade como ela é. Não podemos simplesmente ouvi-la e aceita-la, precisamos ter um olhar consistente, fruto de produtivos e sinceros exercícios mentais. Tais exercícios serão capazes de transformar o ser humano, enriquecendo-o intelectualmente e oferecendo-lhe maior competência para assegurar o sucesso pessoal, social, profissional e organizacional. Nítida é a interpretação deste assunto quando afirmamos que o conhecimento reside nas pessoas.
Conhecimento Individual: Vale ressaltar que o conhecimento individual não garantirá por se só o conhecimento social ou organizacional e tampouco facilitará a aprendizagem das pessoas quanto às melhorias ou as possíveis inovações. Será sempre indispensável promovermos o compartilhamento deste conhecimento. Só assim garantirmos a interação total de um grupo e ou sociedade. O que estamos afirmando é que dependeremos sim, de uma forte e eficaz gestão do conhecimento. A visão essencial é de gerar e administrar conhecimento. Isso, significa transformá-los em ações e resultados garantindo uma vantagem competitiva estrategicamente planejada. Podemos afirmar também que a gestão do conhecimento vem desafiando cada vez mais a criação, o compartilhamento e a utilização do conhecimento organizacional. Observamos que a gestão do conhecimento revela efeitos evolutivos sobre as inovações em uma empresa. Isso promove constantemente o seu crescimento econômico. Consequentemente, a inovação gera desenvolvimento econômico sustentável, conduzindo a uma maior riqueza.
Atualmente por ser o conhecimento considerando a melhor e mais eficaz ferramenta para a geração de valor é uma das matérias primas essenciais para compor as inovações. Portanto, fica notória a importância de transformar o conhecimento em bons resultados por meio de ações, que permitirão o florescer das vantagens competitivas. “Quando falamos em vantagens competitivas não estamos falando só do sucesso de uma organização, mas, também da competitividade do indivíduo no seu mercado de trabalho”! Nosso objetivo é incentivá-lo a produzir conhecimentos para gerarem novas e positivas alterações nas organizações, principalmente sobre os ativos que não podem ser tocados, ou seja: Os ativos intangíveis! Neste caso, estamos falando do conhecimento interiorizado em cada uma das pessoas que se tornaram valores organizacionais capaz de revitalizar a organização. Adotar, desenvolver e valorizar as práticas da gestão do conhecimento é construir uma malha comunicativa que facilitará a criação e a utilização do conhecimento pessoal e organizacional. Neste exercício, só há vencedores: O indivíduo, a organização e o cliente. Portanto, procure saber mais sobre gestão do conhecimento, aplique e perceberá os resultados positivos em sua empresa! Por Paulo Azevedo – Edção 36 – Big Amazonia. 2002, agora adaptado.
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