Hemodiálise do HMTJ “Marco Histórico na Saúde Regional”
Foi inaugurado ontem, 1º de julho, o Setor de Hemodiálise do HMTJ, um projeto que vem sendo desenvolvido há mais de seis anos e, agora, torna-se realidade. Com capacidade para atender até 240 pacientes, a unidade está preparada para realizar aproximadamente 2.880 sessões de diálise por mês, considerando que cada paciente necessita de três sessões semanais, com previsão do início do funcionamento em 15 de julho.
O programa de Nefrologia HMTJ, além do tratamento dialítico, abrange o transplante renal para o qual já está credenciado o Hospital Monte Sinai e beneficia também pacientes do SUS.
A solenidade informal promovida no espaço em que está instalado o setor contou com a presença do Deputado Luiz Fernando Faria, responsável pela emenda parlamentar que permitiu a compra dos equipamentos que vão garantir o atendimento com a qualidade projetada pelo HMTJ. Além da Prefeita Margarida Salomão, o evento contou com a presença do Secretário de Saúde, Alfeu Gomes, e de três dos subsecretários da pasta Kele Delgado (Regulação), Denicy Chagas (Urgência e Emergência) e Rômulo Martins (Planejamento, Gestão Integrada e Participativa). O Superintendente Regional de Saúde, Renan Guimarães de Oliveira também prestigiou a solenidade, além do vereador Tiago Bonecão, que foi um dos promotores do projeto buscando o apoio do Deputado. O presidente da Câmara Zé Márcio Garotinho também destacou a importância do setor para a cidade, além de registrarmos a presença do Verador Pardal. Eles foram recepcionados pelo Diretor do Conselho Administrativo do HMTJ, Dr. José Mariano Soares de Moraes, e do diretor-presidente do Hospital, Marco Antônio Guimarães de Almeida.
Um enorme ganho para a saúde regional
O projeto, que representa a realização de um sonho antigo de um grupo de nefrologistas locais, visa proporcionar um atendimento de qualidade e abrangente aos pacientes com insuficiência renal. O HMTJ, que é um hospital 100% SUS e referência para mais de 50 cidades na região, contou com o apoio de diversas frentes para a concretização deste equipamento tão importante. Desde o suporte da equipe do hospital para a liberação no Ministério da Saúde, que exigiu um estudo de viabilidade populacional, até o especial apoio de emenda parlamentar do deputado federal Luiz Fernando Faria, que permitiu a compra dos equipamentos mais adequados para a estruturação de um serviço, de fato, diferenciado.
A frente da operação do setor estarão as nefrologistas Laís Loures Peralva, Bárbara Peralva, Adriana Pascini, Ellen Christine de Almeida e Miriam Helena Piazzi Rocha.
Ao final da solenidade, o Deputado Luiz Fernando fez questão de conhecer toda a estrutura do HMTJ.
No Comments