Fazendo uma visita no Blog “https://mauricioresgatandoopassado.blogspot.com/2018/12/10-batalhao-de-infantaria-leve10-bil-01_18.html”
Juarez Santos
, encontramos fotos do Soldado Jaurez Santos, nosso conterrâneo que logo após sua formatura recebe o brevê Montanha pelo Sargento Pena em 1990. Além das fotos durante o expressivo treinamento Básico na Torre de Escaladores de Montanha também durante o mesmo curso. Vale ressaltar que o Blog acima citado contem uma infinidades de fotos que registram momentos dos soldados de infantaria que passaram pelo 10º Batalhão (BIL) durante sua existência.
Juarez Santos
Outra curiosidade é que passou pelo Serviço Militar no então 10º Regimento de Infantaria um certo soldado sanfoneiro. Sim ele mesmo: Luiz Gonzaga Prestou Serviço Militar no então 10º Regimento de Infantaria que atualmente é o 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, (10º BIL). Lá como consta no Blog do Maurício, ele ganhou fama no Exército e o apelido de “bico de aço”, pela habilidade como corneteiro. Conta ainda que Luiz Gonzaga falou: Eu fui soldado durante nove anos e eu sentia naquele meio um engrandecimento muito grande para com a minha pessoa. Eles me chamavam para cantar para eles e eu me apresentava diante de vinte, trinta generais, cantando coisas do sertão, porque militar gosta muito de música que decanta o trabalho, a força, a coragem, a capacidade de desenvolver a terra, tudo que minha música cantava.
Luiz Gonzaga – Acervo Mauricio Lima Corrêa
Uma vez eu cantei para Castello Branco numa festa grande que houve em Fortaleza. No final, ele me cumprimentou e disse: ‘gosto muito de você, Luiz’”
Fonte: http://darozhistoriamilitar.blogspot.com/2012/12/o-soldado-sanfoneiro-luiz-gonzaga.html
Acervo Mauricio Lima Corrêa. Muitas outras boas histórias você encontrará O blog também traz a história de Juiz de Fora, MG. Alias por falar em Juiz de fora, você sabe a origem do nome? Bom, como escreve Maurício em seu Blog tudo advém do seguinte: O nome Juiz de Fora, segundo o professor e historiador Wilson de Lima Bastos, é um título de origem portuguesa e remonta à época do rei D. Fernando. O magistrado, do tempo colonial, era nomeado pela Coroa portuguesa para atuar onde não havia Juiz de Direito. Para o professor Wilson Bastos, a designação “de fora” vem da palavra de origem latim “fórum”.
Autor
No Comments