Nitazoxanida! Dr. Carlos Eduardo Sec. Saúde MG, fala do Projeto “500 voluntários”!
INSCREVA-SE NO CANAL GARBOSA NEWS! Assista o Vídeo e obrigado!
Conversamos hoje dia 30 de junho de 2020, em Juiz de Fora, com o Secretário de Saúde de Minas Gerais Dr. Carlos Eduardo Amaral. O evento foi realizado na UPA Santa Luzia em Juiz de Fora. Uma parceria do HMTJ e UPA Santa Luzia que darão início ao projeto de estudo clínico para tratamento precoce do Covid-19 – Para inaugurar a participação de Juiz de Fora no Projeto “Sarita-2 | #500 voluntários”, a direção do HMTJ, equipe envolvida no projeto e a Prefeitura de Juiz de Fora recebem na UPA Santa Luzia, receberam o Ministro da Tecnologia Marcos Pontes. O projeto integra o RedeVírus MCTIC, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). O apoio do HMTJ acontecerá por meio do atendimento na UPA Santa Luzia na captação de voluntários para desenvolvimento de Terapia Clínica para enfrentamento da Covid-19. O apoio da equipe da UPA será na sensibilização e preparo dos voluntários que queiram participar dos testes clínicos utilizando a substância nitazoxanida, princípio ativo dos antivirais mais conhecidos como Azox (ou Annita). Para evitar automedicação, a droga passou a ser vendida apenas com prescrição médica.
A substância mostrou com uma eficiência de 94% na inibição de carga viral em células (testes in vitro). O estudo visa verificar os efeitos do uso precoce da medicação em pacientes de Covid-19 com sintomas gripais. O objetivo final é avaliar num determinado período de tempo (D1 e D8 – procura inicial e retorno do paciente) a carga viral, os sintomas respiratórios, a taxa de internação hospitalar e parâmetros inflamatórios em pacientes com COVID-19 após tratamento com Nitazoxanida por 5 dias comparado ao placebo. O suporte e metodologia e toda estrutura foi montada na UPA Santa Luzia, sob coordenação do Infectologista Marcos Moura, e os voluntários serão plenamente informados de sua participação, e em que condições clínicas se encaixam na pesquisa.
O projeto é um Ensaio Clínico Intervencionista Prospectivo Randomizado controlado por placebo, duplo-cego, comparando-se Nitazoxanida com o Placebo em pacientes que apresentem pelo menos 2 dos sintomas mais comuns de COVID-19 (febre e/ou tosse seca e/ou fadiga), até o terceiro dia do início da apresentação dos sintomas. Nesta fase, o paciente tem o Exame PCR para confirmação da infecção pelo vírus, faz hemograma e, uma vez confirmado positivo para Covid-19, recebe a medicação para início do tratamento até o terceiro dia da primeira avaliação. Ele toma a medicação em casa e retorna no quinto dia de tratamento, quando faz nova bateria de exames. Neste prazo ele tem o suporte assistencial por parte da UPA com orientação e acompanhamento médico. O HMTJ foi escolhido pelo MCTIC, atendendo às condições necessárias ao projeto e disponibilizou equipe para as ações já tiveram início na semana passada em teste piloto, estendendo-se por mais quatro semanas. Juiz de Fora é a segunda cidade no Brasil a participar desta pesquisa, sendo o projeto global coordenado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Autor
Tags:“Sarita-2 | #500 voluntários”, Câmara de Vereadores, covid 19, deputada Sheila, Deputado estadual, Dr. Carlos Eduardo Amaral, HMTJ em Juiz de Fora, JUIZ DE FORA MG, Marcos pontes, Ministro Marcos Pontes, nitazoxanida, notícias, PA, Paulo Azevedo, Paulo azevedo Entrevista, Paulo Azevedo Notícias, Procuradoria do Municipio, quarentena, são joão nepomuceno, Secretario de Saúde de Minas Gerais, UFRJ, UPA Santa Luzia
No Comments