Quem ainda se lembra do “pega-jeca” em S.João Nepomuceno?
Em 14 de março de 1970, o jornal “Voz de S.João” publicava:
“ ÔNIBUS URBANO NA GARBOSA – Desde 1º de janeiro, funcionando o ônibus urbano, e em caráter experimental limitado por 90 dias. O projeto apresentado à Câmara Municipal pelo vereador Gabriel do Nascimento é justificado pela expansão de nossa cidade que com justo orgulho vimos observando. De fato, a necessidade deste empreendimento se faz notar se faz notar e o confirmam o total apoio dos interessados que torna vitoriosa a experiência.
Realmente o povo recebeu muito bem o ônibus urbano. Os espirituosos deram-lhe apelidos originais dignos de registro para a posteridade. Para alguns é “cata-níquel”, “pega-jeca” ou “leva-trouxa”; outros o chamam de “baú”, “lata de sardinha” ou “amarelinho”; quando circulam dois carros o nome é “Cosme e Damião”. Nesta mesma linha, sucedem-se outros muitos; a última novidade em matéria de apelido é “Rexona – sempre cabe mais um quando se vai de pega-jeca”. É bem o que apareça muitos apelidos, uns substituindo outros para qual no final das contas sobre apenas a denominação justa de circular.
O itinerário não atende por enquanto ao desejo de todos por ser muito longo. Mas na medida do possível vai-se corrigindo a falha daqui e dali. Afinal esta é ainda a fase de experiência. O sr. Elmo Cestaro, digno de cumprimentos por levar à frente este sinal de progresso, já estudou possibilidade de adquirir mais um carro.”
(CAPA: IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA EXTRAÍDA DA INTERNET)
No Comments