S.J.Nepomuceno destaca-se pela preservação do patrimônio histórico e cultural

S.J.Nepomuceno destaca-se pela preservação do patrimônio histórico e cultural

Por Nilson Magno Baptista

No dia 16 de maio, aniversário do nosso município , quem ganhou presente fomos todos nós, são-joanenses e simpatizantes. Foi entregue oficialmente o espaço da antiga estação ferroviária, totalmente restaurada, onde em breve estará funcionando a Fundação Municipal José Luiz Carvalho Nunes, agora responsável pela gestão dos setores de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo, Lazer e Juventude.

Placa alusiva à entrega oficial do prédio restaurado da antiga estação ferroviária realizada em 16/05/2021 (Foto: Paulo Azevedo)

Na placa que mostramos acima estão os seguintes dizeres: “ Antiga estação ferroviária construída pela EFUM, Estrada de Ferro União Mineira, para o desenvolvimento da região e escoamento da produção de café. Foi inaugurada no dia 24 de junho de 1880. Pertence ao Patrimônio Histórico e Cultural do Município de São João Nepomuceno. Foi tombada em 16 de novembro de 2011 pelo decreto nº 1.549 e restaurada pela administração 2017/2020 – 2021/2024. Ernandes José da Silva – Prefeito; Antônio José Da Costa – Vice-Prefeito; Ricardo Itaborahy Soares – Presidente do Conselho do Patrimônio Cultural do Município; Luís Fernando Araújo Furtado – Secretário de Desenvolvimento Urbano; Aldo César Torres – Diretor de Cultura da Fundação Cultura “José Luiz Carvalho Nunes”; Flavio Rossi Vitoi – Arquiteto responsável”

A escolha do nome de José Luiz Carvalho Nunes para a Fundação foi feliz e justa, já que o mesmo foi um cidadão exemplar, são-joanense de coração e honorário, que deu muito de si, para nossa terra em vários setores, tais como: Comunicação, Teatro, Turismo, Esportes, Lazer, entre outros. Radialista da melhor qualidade, locutor esportivo , colocou sua genialidade a serviço da informação de qualidade; homem de Teatro (ator, diretor e autor de peças), reavivou em nossa terra a chama das artes cênicas, com a criação do GRUTA (Grupo de Teatro Amador) na década de 1970; como proprietário da lanchonete “Jóia”, situada na rua Domingos Henriques de Gusmão, e um dos mais célebres pontos de encontro da juventude são-joanense, era um conselheiro e um amigo de todos que com ele conviviam; contribuiu ainda nas áreas de lazer e entretenimento,  produzindo interessantes atrações apresentadas em locais como o Parque de Exposições, sendo uma delas o “Boilebol” , uma brincadeira em que ele próprio, dentro de uma arena, jogava uma espécie de futebol disputado com bois ou garrotes, para alegria da garotada. José Luiz foi também o idealizador e organizador dos Jogos Olímpicos Infantis de São João Nepomuceno, com grande sucesso e repercussão na época em que foram realizados.

No espaço atual do prédio da antiga Estação Ferroviária, agora sede da Fundação Municipal José Luiz Carvalho Nunes, será realocado o Museu Municipal e a Biblioteca Municipal “Maria da Glória de Lima Torres”, onde também serão instaladas as diretorias de Esportes (responsável, entre outras modalidades, pela Escola de Futebol ” Milton Luiz de Souza”, o Schimdt);Lazer, Juventude e Cultura (responsável pela Escola de Música Dr.Homero Martins de Oliveira, entre várias outras atividades). Para atendimento ao público haverá uma lanchonete e  banheiros.

 

Detalhes interessantes:

FOTO: PAULO AZEVEDO

A atual administração houve por bem preservar a placa (foto acima) com os dizeres “Terminal Rodoviário Prefeito Marcelino Barbosa – 29/04/88”. Este terminal foi instalado pela administração Dr. José Vagner Fávero / Dr. José Geraldo Marinho Côrtes, sendo que as plataformas de embarque e desembarque, na parte externa, continuarão funcionando. Aproveitando o ensejo, deixamos aqui registrada nossa homenagem ao Dr.Vagner – ainda entre nós – pela sua honrosa participação política na história são-joanense, assim como ao Dr. José Geraldo, destacado médico e político com inestimáveis serviços prestados à nossa comunidade e de saudosa memória.

 

 

FOTO: PAULO AZEVEDO

 

Outra placa que consideramos interessante (mostrada na foto acima), e que também foi preservada, se refere à instalação do Museu em 17 de agosto de 2012, pela administração 2005/2008 – 2009/2012.

Finalmente, gostaríamos de dar o devido destaque ao competente trabalho realizado pelo renomado arquiteto e artista plástico Flávio Rossi Vitoi, tornando possível a restauração deste importante patrimônio histórico e cultural, representado pela antiga Estação Ferroviária do nosso município.

Autor

No Comments

Leave a Reply

Pesagem de passageiros antes do embarque nos aeroportos!Elias Ayupe Nassif – o Laluce

FALE CONOSCO


Entre em Contato

Garbosa News, novo veículo de comunicação, com o compromisso de levar a notícia além da informação.

Temos o compromisso de levar a toda população da Zona da Mata muito entretenimento, infoemação e muita notícia.

Telefones:

(32) 9.9992-2333

contato@garbosanews.com.br

Mídias Sociais

Envienos sua mensagem

[contact-form-7 id=”2166″]