SAGA COPASA, COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO E AGUA POTÁVEL CONTINUA!
Inscreva-se no nosso canal Garbosa News no Youtube! Obrigado!
Atualidade “A Saga COPASA” continua em São João Nepomuceno, MG, de um lado a população que acaba por se sentir manipulada, enganada e acima de tudo lesada por ter que pagar por um serviço que inda não começou de fato, ou está conturbado na cabeça de todos. No meio a prefeitura esperando ação da contratada e na outra ponta a COPASA. Tudo se resume na questão do tratamento do esgoto e a péssima qualidade da água potável que é o “velho enredo”. A canção é: Fica COPASA, diziam uns…… vá COPASA cantavam outros. Pois bem, ela ficou e ficaram os velhos problemas. A COPASA tem mais de 57 anos atuando nos seguimentos de coleta, tratamento e destinação correta do esgoto bem como a captação de agua, tratamento e sua distribuição a nossa população. Vale ressaltar que o contrato entre o município e a COPASA foi renovado recentemente. Depois desse tempo, ou seja, mais de um ano e com um atraso gigantesco no cronograma estipulado para início das obras de coleta e tratamento do esgoto a COPASA enfrenta outro problema. É referente coleta, tratamento e entrega de agua potável a nossa população que corriqueiramente apresenta-se com péssima qualidade. Pessoas tem postado nas redes sociais a coloração escura e barrenta das águas que tem chegado às suas residências.
Durante a visita do Presidente da COPASA Sr. Carlos Eduardo Castro ficou na ocasião “13 de novembro de 2019, em São João Nepomuceno, MG”, certo que as obras para rede de esgoto com tratamento e destinação correta começariam no mais tardar, entre janeiro e ou fevereiro de 2020. Na verdade, o cronograma está super atrasado. Com referencia a qualidade da agua, não havia muito o que dizer, pois, o mínimo esperado é uma boa qualidade desse liquido precioso que mantem saudável à vida de todos. “Salve a agua nossa de cada dia”!
Nesta ultima quinta feira 28/01/2021, foi divulgado pela prefeitura uma reunião onde “o Prefeito Ernandes José da Silva e seus assessores se reuniram com representantes da direção regional e a Assessoria de Comunicação da COPASA S.A em seu gabinete para tratar assuntos pertinentes à prestação de serviços da empresa no município. Os problemas recentes foram apresentados quanto ao abastecimento e a qualidade da água distribuída em São João Nepomuceno, no qual vem sendo pautas e críticas de uma grande parcela da população. O chefe do Executivo reforçou as questões fez um pedido de uma comunicação alinhada entre COPASA, Prefeitura e população, de forma que possa antecipar com avisos, comunicados e/ou notas oficiais quanto aos problemas que possam gerar transtornos e o imediatismo nos acontecimentos factuais. Na conversa o prefeito apontou a importância da humanização na informação, de forma que todos e todas possam estar cientes dos trabalhos, investimentos, reformas, restaurações e intervenções durante a prestação de serviço da empresa para os são-joanenses. Os diretores da COPASA compreenderam as exigências do Executivo Municipal e disseram que estarão atendendo as demandas apresentadas na reunião.
Com sede em Belo Horizonte e mais de 57 anos de história, a COPASA MG está entre as maiores empresas de saneamento do Brasil. Atualmente, a COPASA MG possui ações na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, negociadas pelo código CSMG3, e, integrante do Novo Mercado, segmento que exige maior compromisso com regras de transparência e governança corporativa.
Só para esclarecer, no site da COPASA consta: “A Copasa possui um rigoroso controle de qualidade da água distribuída. A empresa realiza análises antes, durante e depois do processo de tratamento, sempre respeitando as determinações do Ministério da Saúde. O objetivo dessas análises é verificar e atender os padrões físico-químicos e biológicos estabelecidos como indicadores de potabilidade da água.
Para garantir a qualidade, o controle começa antes mesmo de passar pelas etapas de tratamento na Estação de Tratamento de Água (ETA). Constantemente, técnicos e analistas da Copasa estudam, acompanham e fiscalizam as condições e características das fontes de captação: córregos, lagos, rios, poços e águas subterrâneas.
A ação é fundamental para conhecer e acompanhar a situação dos recursos hídricos em Minas Gerais, e, a partir daí, definir qual o tipo de tratamento deve ser adotado em cada unidade. Após passar pelos processos de tratamento, a qualidade da água continua sendo monitorada nas adutoras, reservatórios e redes de distribuição até chegar aos consumidores”.
Não acredito mais nessa Copasa. Bebemos água suja cheia de vermes e coliformes fecais à décadas. E se não bastasse ainda pagamos muito caro por esse esgoto.
Eu Concordo, e precisamos cobrar cada vez mais sobre esse assunto. Precisamos ser tratados com dignidade!