COVID 19 X Saúde Mental e Crise em São João Nepomuceno, MG!
COVID 19 – Crise na saúde, na economia e no psicológico!
Uma crise mundial instaurada na saúde com nome e sobrenome “covid-19” que ramifica-se evidentemente em outras duas crises econômica e psicológica. O mundo inteiro atingido em cheio e nossa cidade de São João Nepomuceno, MG, não escapou. Apesar da situação ser de alerta e estarmos todos sujeitos a sermos infectados pelo coronavírus há muita discordância do modo como tudo veio a tona. Sobretudo com relação ao isolamento social quanto sua horizontalidade ou verticalidade. Alguns dos mais especializados infectologistas dizem que com o isolamento horizontal o fim da pandemia só será retardada e não evitada, outros, dizem que tal isolamento é para ampliar o tempo e possibilidade da expansão dos números de leitos hospitalares para poder atender a população contaminada, mas, tem a mesma conotação da primeira e por fim, os que defendem o isolamento vertical, mas, tudo ainda encontra-se muito confuso na cabeça de um povo que recebe notícias das mais diversificadas e as vezes não confiáveis e que cria um outro problema mais sério que é o resultado da quebra do psicológico promovendo danos colaterais incalculáveis.
O Garbosa News considerando possíveis distúrbios psicológicos sujeitos a aparecer procurou a Psicóloga Karina Assafin para saber o que verdadeiramente pode acontecer nesses períodos de isolamento e como podemos fazer para evitar tais danos. Karina Assafim – A mudança de rotina e o isolamento social pode gerar efeitos negativos como o estresse pós traumático, depressão, abuso de álcool e ou drogas, irritabilidade, ansiedade, confusão mental e outros. “As pessoas passam a enfrentar a modificação da rotina, os medos de serem infectados, o tédio, dificuldade de relacionamento e perdas financeiras”. E para lhe ajudar ela nos dá importantes dicas: Para não aumentar o estado de ansiedade podemos tomar alguns cuidados como: evitar o excesso de informações, manter uma rotina, conectar-se com as pessoas através do celular, fazer atividades que lhe deem prazer, praticar exercícios físicos em casa, ter momentos de relaxamento e meditação. Caso o grau de ansiedade esteja muito elevado, dificultando as atividades de vida diária, o ideal é realizar um processo terapêutico “on line” para este período afirma Karina Assafim. Portanto, fica ai nossa contribuição de hoje desejando que todos se mantenham vibrantes no desejo de viver, esperançosos como seres iluminados que sempre fomos e cheios de fé no criador! Precisamos nos manter no mundo das esperanças, claro que com todo o cuidado e proteção necessárias para estarmos com saúde exatamente como nos instruem o bravo pessoal da saúde: Lavar bem as mãos com água e sabão, usar álcool 70, usar mascaras, não nos agruparmos inutilmente e tudo o que for bom para mantermos em alta nossa saúde. Isso é o correto! Vamos prestar a atenção nas dicas da Karina Assafim e não focar em informações erradas, fakes news. Voltemos nosso foco para boas noticias como as pessoas que já foram curadas. A exemplo, o número de casos em Minas Gerais que foram notificados, mas, olhem para o número grande de resultados descartados. Vamos manter o bom humor, vamos repassar a todos a mensagens otimistas para se cuidarem, mas, mantendo viva nossa esperança! Esperança que jamais podemos deixá-la morrer! Precisamos ser espiritualmente fortalecidos, reavivar nossa fé! A crise está ai, mas, iremos vencê-la, sabemos que teremos dias difíceis, mas, vamos vencê-los, nossa economia viverá tempos de vacas magras, mas, vamos vencer! Temos um objetivo e vamos alcançá-lo! . Vamos pensar com otimismo, responsabilidade, amor e estimular nossa corajosa ideia de um futuro melhor com fé e muita esperança!
Parabens ótima matéria.
Gostaria de saber se o Hospital de SJN tem condições de atender a demanda desta pandemia, ou os positivado com corona vírus terão que se tratar em outra cidade?
Primeiramente obrigado por participar junto com o Garbosa News. Obrigado pela visita em nosso site! Bem, todos os positivados vão receber tratamento em leitos de de Juiz de Fora – MG. Hoje temos um paciente em juiz de fora no João Felício recebendo tratamento e segundo informações agora a tarde do prefeito passando bem! Abraços e até breve!
Parabéns! Muito boa a entrevista com a Psicóloga Karina Assafin, onde explica de forma saudável e positiva, como devemos proceder nesse momento da atual situação em que estamos vivenciando para superar esse fantasma que assusta à humanidade, diante de tantas especulações que são transmitidas de forma negativa.
Obrigado amigo pela participação!
Parabéns! Muito boa a entrevista com a Psicóloga Karina Assafin, onde explica de forma saudável e positiva, como devemos proceder nesse momento da atual situação em que estamos vivenciando para superar esse fantasma que assusta à humanidade, diante de tantas especulações que são transmitidas de forma negativa.