Caixa d’água limpa e sem desperdício é igual saúde + economia!

Caixa d’água limpa e sem desperdício é igual saúde + economia!

Você limpou sua caixa d’água nos últimos 6 meses?  A periodicidade é muito importante!

A qualidade da água consumida no cotidiano está diretamente relacionada à nossa saúde, já que as impurezas e contaminações podem causar graves problemas. Por isso, torna-se fundamental nos atentarmos para a uma gestão de higienização periódica e eficiente dos reservatórios de nossas casas e condomínios. A nossa água vem da rua e apesar de já vir tratada pela companhia contratada pelo município fica armazenada em caixas de agua para uso diário, seja por meio de torneiras, chuveiros, filtros ou mangueiras. Essa mesma água é utilizada para diversas atividades, como lavar alimentos, limpezas em geral, higiene pessoal e principalmente para o consumo. Entretanto, se essa água não estiver completamente limpa e pura, pode ser a causa de contaminações e doenças graves como uma infecção simples ou até mesmo a leptospirose, cólera e febre tifoide, em casos mais extremos.

As doenças podem ser transmitidas pela ingestão de alimentos ou da própria água contaminada, ou até pelo contato com a pele.  Uma boa e regular limpeza da caixa d’água por empresas especializadas ou até mesmo quando realizada por conta própria, além de prevenir doenças também evitará possíveis entupimentos ou outros problemas nos sistemas hidráulicos que são geralmente causados pelo acúmulo de sujeira no fundo da caixa.

Apesar dos riscos de negligenciar a limpeza, não é raro ver famílias que ignoram totalmente essa abordagem e outras que optam por realizar a tarefa apenas uma vez ao ano. Por isso, é de extrema urgência a conscientização sobre a importância de manter a sua caixa d’água limpa e fazer todos os procedimentos em conformidade com as normas para uma boa saúde! O ideal e recomendado é fazer a limpeza do reservatório de água com um intervalo de pelo menos seis meses. Além disso, a caixa d’água precisa ser mantida sempre bem tampada, para evitar a entrada de insetos e animais. Dessa forma, fica mais fácil garantir a eliminação de bactérias e materiais orgânicos que podem se acumular no local.

Mas como devo proceder a limpeza do meu reservatório doméstico? Nas residências, os proprietários podem realizar por conta própria a higienização da caixa d’água, especialmente quando se tratar se reservatórios menores e é válido considerar o seguinte passo a passo: 1 – Fechar o registro, impedindo a entrada de água na caixa; 2 – Esvaziar a caixa d’água até ficar aproximadamente uns 20 cm no fundo para fazer a limpeza e claro, aproveitar a água a ser eliminada para tarefas da casa; 3 – fechar o registro de saída para evitar entupir ou contaminar com impurezas o encanamento residencial; 4 – Limpar as paredes e o fundo da caixa; 5 – Usar somente panos e escovas macias; 6 – Nunca usar sabão, detergente ou outros produtos; 7 – Retirar os restos da limpeza com baldes e panos; 8 – Limpar o interior da caixa completamente; 9 –  Mantendo todos os registros fechados abra somente o de entrada até aproximadamente um palmo de agua e adicione 1 litro de água sanitária para cada 1000L; 10 – Esperar duas horas, e em intervalos por 3 vezes utilize a solução para limpeza das bordas: 11 – fechar a entrada e esvaziar a caixa; 12 – Tampar a caixa para evitar a entrada de animais; 13 – Anotar a data da limpeza do lado de fora da caixa e Finalmente abrir a entrada de água. Trabalhoso, mas, evita doenças! Recomenda-se este procedimento de 6 em 6 meses!

ATENÇÃO: NÃO DEIXE UMA TORNEIRA PINGANDO: Esquecer uma torneira pingando ou adiar o conserto de um pinga-pinga ou até mesmo não controlar os gastos com a agua são atitudes comuns. No entanto, a Copasa tem dois tipos de tarifas: A tarifa fixa é o valor fixo cobrado por unidade usuária independentemente do consumo. A sua cobrança é necessária segundo a Copasa para garantir a cobertura de uma parcela dos custos fixos associados à infraestrutura (disponibilidade do serviço), e a tarifa variável que é o valor cobrado pelo consumo apurado por unidade usuária, de acordo com a estrutura tarifária vigente e essa tarifa é progressiva em relação ao consumo do usuário. As duas tarifas (Fixa e Variável) são diferenciadas em função da categoria do usuário. As categorias são: Residencial, Social, Comercial, Industrial e Pública. A exemplo segue a aplicação dessas tarifas: Se o seu gasto de agua ultrapassar a quantidade de 5.000 (Cinco mil litros) em apenas 1 litro, repito: (Em apenas 1 litro), o valor cobrado passará de fixo para variável  e esses valores são de arrepiar.  Conferimos hoje com a Copasa por telefone sob protocolo de atendimento nº 20210115569830. Outro ponto importante é que: Uma torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo, em média, pode desperdiçar em um dia 46 litros d’água. Em um ano, esse desperdício chega a 16.500 litros. Se 10.000 famílias evitassem deixar uma torneira da casa pingando, a água economizada em 1 ano poderia abastecer toda a população de São Luís, capital do Maranhão, durante 1 dia e ainda manter um bom dinheiro no próprio bolso. Pessoal, vamos ficar em alerta.

Autor

No Comments

Leave a Reply

Saúde visual hoje e no futuro. Importantíssimo para sua vida!Despedida do 1º Sargento MOURÃO na troca de comando do TG 04 023!

FALE CONOSCO


Entre em Contato

Garbosa News, novo veículo de comunicação, com o compromisso de levar a notícia além da informação.

Temos o compromisso de levar a toda população da Zona da Mata muito entretenimento, infoemação e muita notícia.

Telefones:

(32) 9.9992-2333

contato@garbosanews.com.br

Mídias Sociais

Envienos sua mensagem

[contact-form-7 id=”2166″]