Cerâmica Peres chegando aos seus 70 anos e de pai para filhos!
Cerâmica Peres chegando aos seus 70 anos em março de 2021 e na continuidade segue o incansável Flávio Prézia Peres, oleiro da cerâmica artesanal de São João Nepomuceno, que aprendeu o ofício desde pequeno como o pai Haroldo Peres Martins. durante a nossa conversa Peres demonstrou que o amor pela arte e pelo legado do seu pai está vivo e em alta, ele tem convicção que isso é muito importante e luta com suas forças para passar adiante o que aprendeu. Alunos de Peres já se pode encontrar em São João Nepomuceno e os que ainda buscam o aprendizado garantem ser o nosso amigo Peres um entusiasmado Mestre.
Cerâmica Peres – A Casa do Oleiro, uma Arte no Barro e nossa tradição, desde 1951 e você pode visitá-la na Rua Albino Teixeira Fernandes, 710, S. J. Nepomuceno, MG, ou ligar no telefone 32 3261-3838 e falar com o Flávio Peres.
A cerâmica derivada do grego “kéramos” , ou “terra queimada” – é um material de imensa resistência, sendo freqüentemente encontrado em escavações arqueológicas. Assim, a cerâmica vem acompanhando a história do homem, deixando pistas sobre civilizações e culturas que existiram há milhares de anos antes da Era Cristã. Hoje, além de sua utilização como matéria-prima de diversos instrumentos domésticos, da construção civil e como material plástico nas mãos dos artistas.
A cerâmica é também utilizada na tecnologia de ponta, mais especificamente na fabricação de componentes de foguetes espaciais, justamente devido a sua longa durabilidade.
Numa das falas de Flávio refere-se ao trecho Bíblico “Jeremias 18,1.4” (Levanta-te e desce à casa do oleiro e lá te farei ouvir sobre minhas palavras. Como o vaso que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele o vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer).
No Comments