FEMINICÍDIO UMA REALIDADE LAMENTÁVEL!
Feminicídio uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. Ela é estruturante da desigualdade de gênero. A violência contra as mulheres se manifesta de diversas formas. A violência contra a mulher está presente em toda a sociedade e ainda gera muitas dúvidas. Podemos citar varias formas de violência doméstica e familiar que se enquadram nesse tipo de crime, São elas:
1 – Violência física: entendida como qualquer ação que ofenda sua integridade ou saúde corporal.
2 A psicológica qualquer comportamento que cause dano emocional e diminuição da autoestima.
3 – vigilância constante, perseguição insistente, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir.
4 – Agressão Sexual que está relacionada a uma atitude que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada.
5 – O domínio patrimonial é como qualquer atitude que caracterize retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, documentos pessoais, valores e recursos econômicos.
6 – Moral que significa qualquer atuação que configure calúnia, difamação ou injúria. Fonte: artigo 7º da Lei Maria da Penha – Lei nº 11.340/2006 (INTERNET).
Para denunciar um casos de violência contra a mulher busque ajuda por meio dos seguintes canais: Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM):
As Delegacias especializadas são uma das mais importantes portas de entrada das denúncias de agressão e sabemos que a Lei Maria da Penha estabelece que, após o Boletim de Ocorrência o juiz, tem 48 horas para analisar e julgar as medidas urgentes de proteção á vitima.
É bom lembrar que discando 190 para a Polícia Militar em casos de emergência ou no 180 que é a Central de Atendimento à Mulher e recebe denúncias de violência.
É importante destacar que as denúncias podem ser feitas de maneira anônima e as informações de quem denuncia são sigilosas. A violência contra as mulheres é crime. Denuncie.
No Comments