Funcionários do Hospital São João recebem orientação sobre atendimento humanizado
Por Nilson Magno Baptista
A convite da Diretoria do Hospital São João, que tem como Provedor o Sr. Ronaldino Guarnieri Borges e como Gerente Administrativa a Sra. Luciane Vieira Dutra, o “coaching” e palestrante Paulo Azevedo – também nosso companheiro e editor do site “Garbosa News” – vem promovendo voluntariamente encontros de desenvolvimento profissional e pessoal envolvendo os funcionários da instituição. Duas dessas reuniões já aconteceram e o tema abordado é “Humanização dos Serviços Hospitalares”.
Segundo Azevedo “o cuidado para se obter a humanização na saúde deve ser intenso, não pode ser desprezado, tem que ser orientado e significa, principalmente, tornar a experiência de estar em um ambiente hospitalar, totalmente voltada, ao máximo, para a pessoa humana. Devemos considerar os valores, crenças, sentimentos, emoções e não tão somente o aspecto biológico. O calor humano é o que importa, o afetuoso recepcionar vai fazer diferença quando recepcionistas, motoristas, enfermeiras, enfermeiros, médicos, qualquer outro colaborador de um hospital entenderem que podem fazer o bem com sua empatia em alta. Fazer o bem, não requer dinheiro, fazer o bem requer empatia”.
Sobre os encontros é o próprio Paulo Azevedo quem explica: “ Estamos fazendo o desenvolvimento em 3 módulos de 2 horas cada, de 10 em 10 dias. No caso do Hospital São João já aconteceram 2 encontros com os (as) recepcionistas. O local foi mesmo na instituição, sendo que o terceiro encontro está para acontecer em breve.
Realizamos com Luciane, a Gerente Administrativa, uma pequena entrevista:
Garbosa News – Qual foi a motivação para buscar o desenvolvimento pessoal e profissional na rede hospitalar?
Luciane:
Estamos passando por um momento de muitas mudanças em todos os cenários da nossa vida, por isso temos que nos adaptar e criar novas possibilidades de trabalho, aprimorando os conhecimentos e buscando formas de melhor atender as expectativas das pessoas que procuram os nossos serviços.
A educação continuada é a melhor maneira de conseguir melhores resultados no ambiente de trabalho!
GN – Está sendo percebido interesse dos colaboradores em participar?
Luciane: Sim! Inclusive outros setores se manifestaram interessados em participar do treinamento, o que nós deveremos propor futura e gradativamente!
GN – É possível a humanização hospitalar?
Luciane: Sim é possível, apesar de não ser fácil!
Existe uma grande dificuldade em conseguir realizar a humanização no setor da Saúde. São vários os fatores que nos limitam, como mão-de-obra escassa, falta de financiamento ou novos investimentos no setor. Mas ela não só é possível como é necessária, e buscamos o tempo todo implantá-la. Porém, a humanização só se faz com capacitação dos profissionais, pautada em um novo olhar diante do cenário caótico do terceiro setor!
GN – Finalizando, por que escolheram Paulo Azevedo para esta tarefa?
Luciane – O Paulo Azevedo é uma referência para todos nós são-joanenses como “Coaching”, palestrante e parceiro também do Hospital São João. Decidimos chamá-lo para esse desafio por sabemos do seu “know-how” em fazer esse tipo de capacitação. Confiamos muito no seu potencial e como é um parceiro, nos ofereceu gratuitamente este curso de capacitação! Claro que ficamos muito felizes e aceitamos na hora: só temos a agradecer a esse grande colaborador do hospital pelo que tem feito em nosso favor!
FOTO DE CAPA: PAULO AZEVEDO E FUNCIONÁRIOS DA RECEPÇÃO DO HOSPITAL SÃO JOÃO
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