Gestão do Conhecimento.

Gestão do Conhecimento.

Gestão do Conhecimento! Simplesmente Elementar!

Sempre iniciamos nossas conversas falando dos desafios da atualidade. Debatemos sobre mudanças, futuro, e sobre infinitas possibilidades. No entanto, hoje escolhi uma questão soberana em minha opinião: “A gestão do Conhecimento”. Ao contrário do que algumas pessoas pensam o conhecimento não está em livros, revistas, artigos, bibliotecas virtuais ou em qualquer outro lugar.

O que realmente está disponível é a informação. Contudo, ao exercermos a pratica da leitura, captamos informações variadas e podemos degusta-las. De posse dessas informações, com exercícios e experimentações, criamos o nosso próprio conhecimento. Sabemos também que o mundo envolveu-se em uma alucinante competição e sobre essa questão não pairam duvidas. Essa nova forma de se manifestar do mercado criou-se também a necessidade de mais saber para melhor entende-lo. Neste momento, o que resta-nos a fazer é sairmos à captura ou construção de novos conhecimentos.

A intenção de incentivamos a criação do novo conhecimento é baseada na necessidade de caminharmos ao encontro de uma utilização da verdade que se vive momentaneamente. Ou seja: Uma verdade extraída não de um simples olhar, mas, de consistentes e produtivos exercícios mentais. Tais exercícios serão capazes de transformar o ser humano, enriquecendo-o intelectualmente e oferecendo-lhe maior competência para assegurar o sucesso organizacional. Nítida é a interpretação deste assunto quando afirmamos que o conhecimento está nas pessoas.

Contudo, devemos alertar que o conhecimento individual não garantirá por se só o conhecimento organizacional e tampouco facilitará a aprendizagem, melhorias ou as possíveis inovações. Será sempre indispensável promovermos o compartilhamento deste conhecimento e assim garantirmos a interação total do grupo.  O que estamos afirmando é que dependeremos sim, de uma forte e eficaz gestão do conhecimento. A visão essencial é de gerar e administrar conhecimento e isso significa transformá-los em ações e resultados garantindo uma vantagem competitiva estrategicamente planejada. Podemos afirmar também que a gestão do conhecimento vem desafiando cada vez mais a criação, o compartilhamento e a utilização do conhecimento organizacional. Observamos que a gestão do conhecimento revela efeitos evolutivos sobre as inovações em uma empresa e promove constantemente o seu crescimento econômico. Consequentemente, a inovação gera desenvolvimento econômico sustentável, conduzindo a uma maior riqueza.

Atualmente por ser o conhecimento considerando como uma das matérias primas essenciais para compor a inovação, fica notória a importância de transformá-lo em bons resultados por meio de ações, que permitirão o florescer das vantagens competitivas. Contudo, nosso objetivo aqui está sendo a avaliação das alterações que a gestão do conhecimento poderá gerar nas organizações, principalmente sobre os ativos que não podem ser tocados, ou seja: Os ativos intangíveis! Neste caso, estamos falando do conhecimento interiorizado em cada uma das pessoas, residindo em seus íntimos que são valores organizacionais capaz de revitalizar a organização. Adotar, desenvolver e valorizar as práticas da gestão do conhecimento é construir uma malha comunicativa que facilitará a criação e a utilização do conhecimento organizacional. Neste exercício, só há vencedores: O individuo, a organização e o cliente. Portanto, procure saber mais sobre gestão do conhecimento, aplique e perceberá os resultados positivos em sua empresa! Por Paulo Azevedo – Publicado na edição 36 – Revista Big Amazônia, (AM) em 2002.

Autor

No Comments

Leave a Reply

HIV e AIDS COM DR. EZEQUIAS MARTINSREALIZADORES DE SONHOS: SEJA UM DELES!

FALE CONOSCO


Entre em Contato

Garbosa News, novo veículo de comunicação, com o compromisso de levar a notícia além da informação.

Temos o compromisso de levar a toda população da Zona da Mata muito entretenimento, infoemação e muita notícia.

Telefones:

(32) 9.9992-2333

contato@garbosanews.com.br

Mídias Sociais

Envienos sua mensagem

[contact-form-7 id=”2166″]