Interdição temporária da Ponte do Zamba – Mais segurança para motoristas e pedestres!
O Garbosa News informa aos motoristas e pedestres que utilizam a rodovia LMG-874, entre Juiz de Fora e Matias Barbosa, que na próxima segunda-feira (22/9) haverá interdição total da Ponte do Zamba, no trecho sobre o Rio Paraibuna, entre 12h e 18h.
A ação faz parte do projeto de alargamento e modernização da ponte, conduzido pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), e é necessária para a instalação de vigas metálicas e concretagem da nova estrutura. Desde o dia 8/9, a travessia está passando por importantes melhorias que incluem o alargamento da pista e a construção de uma passarela exclusiva para pedestres – medida que vai ampliar a segurança e resolver antigos problemas de circulação.
Atualmente, a Ponte do Zamba recebe em média 3.342 veículos por dia, incluindo 425 veículos de carga, além de servir como via essencial para moradores de Matias Barbosa que trabalham ou buscam atendimento médico em Juiz de Fora.
Por estar situada na divisa entre os dois municípios, a estrutura também impacta diretamente o transporte público, já que, por força do Decreto Estadual nº 44.603/07, as linhas de ônibus são obrigadas a parar no limite municipal, forçando passageiros a atravessarem a pé.
Construída em 1928, a ponte faz parte da história da Estrada União Indústria e da antiga BR-3. Mesmo com algumas reformas ao longo das décadas, manteve as dimensões originais, o que já não atendia à demanda atual. Agora, com as obras, a largura passará de 8,5 metros para 10,3 metros, garantindo mais fluidez no tráfego e maior segurança para motoristas e pedestres.
🔀 Rotas alternativas
Durante a interdição, o DER-MG orienta os motoristas a utilizarem os seguintes desvios:
Carros e ônibus: trajeto de 28 km.
Veículos de carga: trajeto de 49 km.
(Conferir nos mapas abaixo as opções de desvio)

➡️ As melhorias na Ponte do Zamba representam um marco importante para a mobilidade regional, oferecendo mais conforto, segurança e qualidade de vida para quem depende diariamente desse trecho.



No Comments