Luiz Gonzaga,um escritor são-joanense e suas emocionantes histórias
Por Nilson Magno Baptista
No último dia 28, terça-feira, recebi a visita de Luís Antônio Fajardo Pontes, filho de Luiz Gonzaga Henriques Pontes, um amigo de velha data, são-joanense apaixonado, como eu, e que também gosta de escrever. Luís Antônio, um incansável pesquisador da história de São João, veio me trazer o primeiro livro de autoria do seu pai, hoje com 89 anos, e que tem com título “Memórias de nossa terra: uma seleção de crônicas da Voz de São João”. O prefácio do livro foi escrito por Luís Antônio, e dele citamos este trecho:
“ O tom geral da obra de Gonzaga gira em torno de suas reminiscências de infância e juventude vividas na casa de seus pais, ora em São João Nepomuceno, ora na fazenda de seus avós paternos em Roça Grande. Porém, indo além, elas também abrangem outras épocas, com algumas tratando até de temas da atualidade”.
O livro contém 42 crônicas que foram publicadas pelo jornal “Voz de São João” desde o ano de 1971. Como “aperitivo”, revelamos aqui um pequeno trecho da crônica de nº 19 – “O cruzeiro dos Alves”, págs.54,55 e 56: “Descendo pelo trilho do pasto, o pândego João Vermelho empunhava o seu inseparável porrete, e atrás dele vinha a Maria Rosa, sua mulher. Já haviam ordenhado suas duas vaquinhas, e após darem de comer aos porcos e galinhas, deixaram o montanhoso sítio a fim de participar da missa de inauguração do cruzeiro dos Alves. Na coberta do engenho, muita gente se agrupava em torno do negro Honorato que, dedilhando acanhadamente uma sanfona de oito baixos, tentava mostrar um talento musical que jamais possuíra”.
Agradeço ao Luís Pontes pela gentileza de trazer-me o livro de seu pai autografado. Sinto saudade dos longos “papos” com Luiz Gonzaga sobre as histórias da nossa terra são-joanense querida.
Detalhe: Luís Antônio Fajardo Pontes, “Luís Pontes”, é autor do livro: “São João Nepomuceno : dois séculos de história – Vol. 1 ; O santo padroeiro e a fundação da cidade”.
No Comments